domingo, 3 de abril de 2011

Textos de Cordéis dos alunos do 9ºs de 2010

A AIDS na adolescência

A AIDS na adolescência

É uma cruel doença.

Tem que ter consciência

Para enfrentar essa doença.

Que é pior que violência

E causa grande conseqüência.

Dessa doença se preservar

A camisinha sempre usar.

Se você essa docência pegar

Cuide logo em se tratar.

Para não se prejudicar

E sua vida não acabar.

Essa doença condenada

Demora a se apresentar.

Como quem não quer nada

Em seu corpo vai se manifestar.

Ela pode ser transmitida

Quando você for transar.

A AIDS pode matar

Quando o sintoma se alastrar.

Postos de saúde devem procurar

Para a doença começar a tratar.

Antes de você começar

Os outros infectar.

Devemos aconselhar

Os jovens de nossa nação.

Para sempre se cuidar

E sempre usar proteção.

Pra essa doença nunca pegar

E não acabar dentro do caixão.

Valdomiro Ramos Sousa 9º A - 2010


Duas amigas falando de DEUS

Alice minha amiga

Vou falar de Jesus pra você.

Toda hora ele nos preenche

Com seu amor pra valer.

Dizendo que nos ama

Basta nele crer.

Brenda minha amiga

Você tem toda razão.

Jesus Cristo é nossa vida

E também nossa salvação.

Com ele você está cheia

Do poder e da união.

Alice minha amiga

Jesus cristo tem poder.

Para dar as pessoas

Que a ele pede e crer.

Tenha muita fé

Por que ele sabe o que fazer.

Brenda minha amiga

Preste bastante atenção.

Jesus Cristo morreu na cruz

Para nós a salvação.

Ele é nosso pastor

E que nos dá o garladão.

Alice minha amiga

Uma coisa vou lhe contar.

Entregue sua vida a cristo

Para no céu ira morar.

Ele tudo fará por você

Basta com ele contar.

Brenda minha amiga

Tenho toda certeza.

Que Jesus Cristo tem nós

Como fruto de sua beleza.

Harmonia, felicidade

Isso quem tem ele terá com certeza.

Alice amiga minha

Tudo isso Jesus pode fazer.

Na minha vida ou na sua

Com ele podemos vencer.

Creia nele que você

Verás glória e poder.

Brenda minha amiga

Você tem toda razão.

Jesus Cristo é o senhor

Devemos amar de coração.

Ele é o nosso pastor

Que nos dá a salvação.

Alice amiga minha

Uma coisa vou te falar.

Abra seu coração

Para Jesus lhe amar.

Mostrando pra todo mundo

Que ele é único que pode salvar.

Brenda minha amiga

Quero aqui deixar, uma mensagem.

A todos que ouvirem

Guarde com amor e coragem.

Pro que ele nunca vai deixar

De levar seus filhos nessa viagem.

Maria Brenda 9º A

Alice



O meu time é melhor que o seu

Wanderson meu amigo

Desculpe-me mais eu vou te contar.

Aquele seu time, é tão ruim

Que não sabe nem jogar.

E por isso, eu te falo

Que o meu sabe pedalar e driblar.

Pois Fernando eu lhe digo

Que o Palmeiras é um timão.

Vamos fazer uma aposta

E ver quem joga o bolão.

Que verdadeiramente você já sabe

Que quem joga é o Palmeirão.

Wanderson meu amigo

Então, eu vou te falar.

Que o Flamengo é melhor

Por que o time sabe é ganhar.

E que não é igual e esse seu

Que só sabe é apanhar.

Amigo Fernando

Esse teu time é atrapalhado.

Que os jogadores são meio doido

E no campo andam, feito retardado.

E na hora que é pra jogar

Sai correndo feito abestado.

Wanderson meu amigo

se presta atenção.

No que eu já te falei

Que o Flamengo é timão.

E que honra sua camisa

Na hora de ser campeão.

Mas Fernando meu amigo

Eu não quero nem saber.

Eu só sei que o Palmeiras

É melhor que o de você.

E que na hora de jogar

Não para de vencer.

Wanderson meu amigo

Eu não canso de te dizer.

O que você já me disse

Que está cansado de sofrer.

De tanto torcer para esse seu time

Que só presta pra perder.

Fernando ainda tem coisas

Que eu também quero te dizer.

O Flamengo que é tão ruim

E não cansa de perder.

E o Palmeiras que é um grande time

Que seus objetivos só é vencer.

Wanderson meu amigo

Você é um grande amigão.

Mas você deve saber

Que Flamengo é um timão.

E que na hora de jogar

Entra em campo como o campeão.

Fernando meu amigo

Vamos acabar com essa discussão.

Porque isso é uma bobagem

E não vai dá em nada não.

Mesmo porque todos são times bons

Principalmente o Palmeiras e o Mengão.

Fernando Nascimento

Wanderson de Jesus -9º A 2010



A cachaça

João Pedro meu amigo

Vou uma coisa lhe contar.

Quando aqui tiver festa

Jurubeba vou tomar.

Faça igualmente a mim

Pra você se alegrar.

Valdomiro isso acaba com a saúde

Esse rumo não vou tomar.

Quem seguir o seu caminho

No futuro se prejudicar.

Temos que ser cuidadosos

E a saúde preservar.

A cachaça é muita boa

O Gabriel já provou.

Bebeu quase cinco copos

Que dá minha mão ele tirou.

Quase se embriagava

Com a cachaça que tomou.

A cachaça é um vício

Ela não vai tomar.

E agente tomar uma vez

Vai quere sempre experimentar.

Toma uma , toma duas

E depois vai se acabar.

Também a Ângela um dia

Bebeu um copo e fez careta.

Parecia aquele bebes

Chorando sem a chupeta.

Com um copo de Jurubeba

Tomando e rolando a pirueta.

Da cachaça se livre

Pra ela não lhe prejudicar.

Contra esse vício sempre lute

E não deixe ela te acabar.

E viva a vida

E um futuro bom terá..

O futuro não nos pertence

Podemos ficar doente.

E morrer rapidamente

Sem levar algum pertence

Nessa vida esplandeceste.

A cachaça é um presente.

Me vem a cabeça a lembrança

As conseqüências da cachaça.

Temos que ter confiança

Não experimentar essa desgraça .

E contra ela a esperança

E das coisas boas a graça.

Estou terminando aqui

Quem ouviu pode lembrar.

A cachaça é muito boa

Que ninguém pode negar.

Mas vou passar a palavra

Pro meu amigo terminar.

Estou finalizando meu irmão

Nunca experimente a cachaça não.

A cachaça é um veneno

Não dê chance a ela não.

Ela acaba com você

E até com o seu coração.

João Pedro

Valdomiro -9º A -2010



Como vejo as coisas

Maria minha amiga

Sobre o que vamos falar.

É do povo brega

Que não sabe se arrumar.

Envergonha todos

E faz nossa escola passar.

Andressa minha amiga

Você viu aquela menina.

Que vem com o sapato roxo

Parece que é o da vó Nina.

Ela ainda acha que ta

Com tudo na mina.

Maria minha amiga

Já vi aquela criatura.

Que vem com o sapato alto

Parecendo que quer as alturas

Com uma mini saia curta.

Se ela cai ninguém segura

Andressa minha amiga

Esse povo deve se ajeitar.

E se arrumar direito

Pra depois arrasar.

Para não ficar sozinho

E um namorado arrumar.

Maria minha amiga

Você tem toda razão.

As meninas dessa escola

São brega e sem noção.

Não sabe se arrumar

Vem pra escoa de calção.

Andressa minha amiga

Esse povo devia vê televisão.

Pois passa coisas boas

Que ajudam na produção.

Fazer uma boa maquiagem

E a ter boa educação.

Maria minha amiga

É o jeito tenho que falar.

Tem que vim como nós

Linda de matar.

Bonita e arrumada

Pronta pra arrasar.

Andressa minha amiga

Eles podem vim do simples feito.

Pra não fica emperiquitada

Vim com o fardamento direito.

E não amassado

Pois quem deu foi o prefeito.

Maria minha amiga

Você tem toda razão.

Todos podem vim de uniforme

Pois ele é bem bonitão.

Dando orgulho a nossa escola

E pessoa pelo portão.

Agradecemos a todos

Pela sua compreensão.

Com carinho e alegria

Terminamos nossa falação.

Beijos e abraços

Deixamos de coração.

Maria Antonia

Andressa- 9º B - 2010



Flamengo x Corinthians

O Flamengo está fraco

Mas vamos chegar lá.

Levantar a taça libertadores

Para todos comemorar.

E o Corinthians porcaria

Nesse dia vai chorar.

O Corinthians é uma vergonha

E ninguém pode negar.

Já os Corinthianos

Deveriam se envergonhar.

Pra torcer pra um time pato

Pra vocês só resta chorar.

Já o Flamengo é firmeza

Todos gostam de torcer.

Pro mengo todos levantam

A voz é vencer.

Recitando sempre

Sou mengo até morrer.

Os Corinthians são patinhos

Eles são de envergonhar.

Quando vejo o nome Corinthians

Eu começo a chorar.

E penso oh! Meu DEUS

Eles pensam que vão ganhar.

O Flamengo é legal

O Flamengo é maneiro.

Ele ganhou o orgulho

De todo o povo Brasileiro.

Mas os Corinthians não ganham

O campeonato brasileiro.

Os Corinthians coitados

Deveriam se envergonhar.

Pra torcer pro time pode

É que faça todos chorar

Mas se eles fossem mengão

Poderiam se orgulhar.

O Flamengo não está lá essa coisas

Bem ele não está não.

Mas com fé em DEUS

Eles vão sair do chão.

Passar da B pra A

E sair campeão.

Corinthians tem o Ronaldo

Como jogador principal.

Mis que pena que ele e gordo

E joga muito mal.

Quando o mengo pegar o corithinans

Vai se dar muito mal.

Eu sou flamenguista

E todos vão concordar.

Eu não quero guerra

Mas vou te falar.

Eu sinto remorso

De o nome Corinthians falar.

Vou acabar com está rima

E todos prestem atenção.

Pros Corinthians meus pêsames

Pros mengo um abração.

E agradeço a todos

Pela sua atenção.

Luziane Caroline Aguiar Costa 9º A



A AIDS é coisa séria

Presta atenção adolescentes

Na hora de se relacionar.

Vamos pegar a camisinha

Porque você pode se contaminar.

Com o vírus HIV ninguém brinca

Pois ele pode te pegar.

Olham adolescentes

Ele está em todo lugar.

Quando ele pega você

Não dá mais para escapar.

Ele é coisa ruim

E não dá pra vacilar.

Jovens meus amigos

Vamos todos se cuidar.

Na hora H

As camisinhas vão usar.

Com a doença HIV

Não dá pra brincar.

Alunos meus amigos

Vamos nos prevenir.

Colocar no bolso a camisinha

E a noite curtir.

Por que a AIDS é coisa séria

Sem camisinha não dá pra sair.

Jovens meus amigos

Escutem o que vou falar.

Se vocês trazarem sem camisinha

Uma doença vai pegar.

Com HIV por ai

Não dá pra vacilar.

Olham colegas

Escutem o que vou falar.

O HIV é perigoso

Que pode até matar.

Previna principalmente

Na hora do roque rolear.

Amigos, a AIDS é uma doença.

Que vem a matar.

Portanto se transar sem camisinha

Ela você vem pegar.

E se você adquirir

Vá ao posto logo a vacina tomar.

Ouçam meus amigos

Ouçam com atenção.

O assunto é a AIDS

Que não é brincadeira não.

Ela está nas pessoas

Que não aparece não.

A AIDS é o grande problema

Dessa nossa grande nação.

Se as pessoas não se cuidarem

Só Cristo tem compaixão.

Ela vai se espalhando

Pegando toda população.

Por isso jovem

Se cuide pra valer.

A AIDS é coisa séria

Disso você pode crer.

Se ficar por ai transando sem camisinha

Dela você vai morrer.

Preste atenção adolescente

Uma coisa vou falar

O vírus HIV é terrível

Chega sem avisar.

Ele pega as pessoas

Na hora de transar.

O vírus HIV não diz.

Quando ele vai chegar.

Por isso eu te digo.

Não se deixe se enganar.

Se for homossexual ou hetero

Use camisinha na hora que transar.

Por tantos jovens

Espero que aprendam a lição.

A AIDS não é brincadeira

Portanto preste atenção.

Na hora do rala e rola

Não esqueça da camisinha não.

E se você for infectado

Procure logo se cuidar.

Vá a um posto tomar vacina

Para os outros não infectar.

E na hora do rala e rola

Não deixe a camisinha usar.

E pra terminar este cordel.

A AIDS ninguém ver

Mas quando estiver infectado

A pessoa pode vim a morrer.

Por isso use a camisinha sempre

Na hora do prazer.

ALUNOS DO 9º C


Nenhum comentário:

Postar um comentário