ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE
Mini Projeto de Literatura de Cordel
Tema: A Literatura de Cordel no Ambiente Escolar
IMPERATRIZ-MA
2009
MINI PROJETO DE LITERATURA DE CORDEL
* TEMA: A Literatura de Cordel no Ambiente Escolar.
* PROFESSORA: Rosilene A. Simões
* PÚBLICO ALVO: Alunos dos 9º anos : A, B, C – matutino e vespertino da Escola Municipal Paulo Freire
* DISCIPLINA: Língua Portuguesa
*CONTEÚDOS:
* Literatura de Cordel ( conceito, cultura );
* Leitura de livros;
* Interpretação;
* Produção de textos;
* OBJETIVO GERAL:
* Levar a Literatura de Cordel para sala de aula , pois através da poesia popular o aluno poderá conhecer aspectos da história do nordestino, visto que a mesma , retrata a cultura, o cotidiano , a realidade do povo e suas peculiaridades.
* OBJETIVOS ESPECIFICOS:
* Pesquisar sobre textos de cordéis;
* Reconhecer a importância da Literatura de Cordel enquanto patrimônio histórico e cultural do povo paraibano, nordestino e brasileiro;
* Estimular a leitura, produção e edição de folhetos de cordel;
* Utilizar a poesia de cordel como recurso pedagógico para debater temas relacionados á educação escolar;
* Realizar exposição do material produzido entre alunos, pais e funcionários da escola.
* JUSTIFICATIVA:
Literatura de Cordel
É poesia popular
É história contada em versos
Em estrofes a rimar
Escrita em papel comum
Feita para ler ou cantar.
A literatura de cordel
É uma grande reflexão.
Sobre a questão social.
E orienta o cidadão.
A valorizar a cultura
E também o cidadão.
* ESTRATÉGIAS:
* Leitura de livros de cordéis ;
* Interpretação de textos de cordéis;
* Apresentação do conteúdo do livro para turma ;
* Leitura de outros textos de cordéis ;
* Criação de um livro com os textos criados;
* Aula explicativa sobre o assunto;
*Leitura e debate de textos de cordel entre os alunos dos 9º anos: A, B, C;
* Produção de textos, individual e em duplas;
* Pesquisas sobre o assunto na internet ;
* Reprodução de um textos de Manuel Bandeira;
* Montagem de varal com vários textos de cordel;
* Exposição dos trabalhos feitos.
- DESENVOLVIMENTO:
Durante a realização do projeto A Literatura de Cordel no Ambiente Escolar, fazemos uma reflexão sobre determinado conteúdo, através da linguagem poética da literatura de cordel e estimulamos a capacidade criativa do aluno na construção de um tipo de texto característico da região nordestina.
- RECURSOS :
* Professor e alunos;
* Livros de cordel;
* Xérox de textos de cordéis;
* Papeis;
* Textos diversos de cordel;
* Gravuras;
* Computador;
* Cola;
* Tesoura;
* Cordão;
* Outros;
* CRONOGRAMA:
* 11/05 Apresentação do projeto para turma .
* 12 a 20 05 -Leitura e pesquisa sobre Literatura de Cordel.
* 21 de Junho - Criação e elaboração de textos durante bimestre;
* 27 de Junho - Apresentação e exposição dos trabalhos desenvolvidos .
* AVALIAÇÃO:
* Será avaliado todos os aspectos qualitativos dos alunos, como participação, organização, cooperação, assiduidade e interação, leitura , produção e exposição.
* ANEXOS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário