sábado, 9 de abril de 2011

Projeto de Literatura de Cordel


                         ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE


















                                             Mini Projeto de Literatura de Cordel

                                                 Tema: A Literatura de Cordel no Ambiente Escolar


























                                                           IMPERATRIZ-MA
                                                                        2009
                             MINI PROJETO DE LITERATURA DE CORDEL


* TEMA: A Literatura de Cordel no Ambiente Escolar.


* PROFESSORA: Rosilene A. Simões


* PÚBLICO ALVO:  Alunos dos 9º anos : A, B, C – matutino e vespertino da  Escola Municipal Paulo Freire


* DISCIPLINA:  Língua Portuguesa


*CONTEÚDOS:
*  Literatura de Cordel ( conceito, cultura  );
*  Leitura de livros;
*  Interpretação;
*  Produção de textos;

*  OBJETIVO GERAL:

* Levar a Literatura de Cordel para sala de aula , pois através da poesia popular o aluno poderá conhecer aspectos da história do nordestino, visto que a mesma , retrata a cultura, o cotidiano , a realidade do povo e suas peculiaridades.


* OBJETIVOS ESPECIFICOS:

*  Pesquisar sobre textos de cordéis;

*  Reconhecer  a importância da Literatura de Cordel enquanto patrimônio histórico e cultural do povo paraibano, nordestino e brasileiro;

*  Estimular a leitura, produção e edição de folhetos de cordel;

*  Utilizar a poesia de cordel como recurso pedagógico para debater temas relacionados á educação escolar;

*  Realizar exposição do material produzido entre alunos, pais e funcionários da escola.


*  JUSTIFICATIVA:

Literatura de Cordel
É poesia popular
É história contada em versos
Em estrofes a rimar
Escrita em papel comum
Feita para ler ou cantar.

A literatura de cordel
      É  uma grande  reflexão.
Sobre a questão social.
E orienta o cidadão.
A valorizar a cultura
E também o cidadão.





* ESTRATÉGIAS:

*  Leitura de livros de cordéis ;

*  Interpretação de textos de cordéis;

*  Apresentação do conteúdo do livro para turma ;

      *  Leitura de outros textos de cordéis ;

*  Criação de um livro com os textos criados;

* Aula explicativa sobre o assunto;

*Leitura e debate de textos de cordel entre os alunos dos 9º anos: A, B, C;

* Produção de textos, individual e em duplas;

* Pesquisas sobre o assunto na internet ;

* Reprodução de um textos de Manuel Bandeira;

* Montagem de varal com vários textos de cordel;

* Exposição dos trabalhos feitos.




  • DESENVOLVIMENTO:

Durante a realização do projeto A Literatura de Cordel no Ambiente Escolar,   fazemos uma reflexão sobre determinado conteúdo, através da linguagem poética da literatura de cordel e estimulamos a capacidade criativa do aluno na construção de um tipo de texto característico da região nordestina.



  • RECURSOS :

* Professor e alunos;

*  Livros de cordel;

*  Xérox de textos de cordéis;

*  Papeis;

*  Textos diversos de cordel;

*  Gravuras;

*  Computador;

*  Cola;

*  Tesoura;

*  Cordão;

*  Outros;




* CRONOGRAMA:
*  11/05 Apresentação do projeto para turma .
*   12 a 20 05 -Leitura e pesquisa sobre Literatura de Cordel.
*  21 de Junho -  Criação e elaboração de textos  durante  bimestre;
*  27 de Junho - Apresentação e exposição dos trabalhos desenvolvidos .




* AVALIAÇÃO:

*  Será avaliado todos os aspectos qualitativos dos alunos, como participação, organização, cooperação, assiduidade e interação, leitura , produção e exposição.




* ANEXOS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário