domingo, 3 de abril de 2011

TEXTO DE CORDEL -3

Educação Educação

Vimos nesta oportunidade

Trazer um tema muito importante.

Vamos falar sobre educação

Que é algo tão marcante.

Pedimos a atenção de todos

Pois vamos seguir adiante.

Primeiramente vamos apresentar

Em prosa de amizade.

O tema que estar proposto

Por dois amigos de verdade.

Pra conversar coisas boas

Repletas de novidade.

Wanderson, meu grande amigo

Pra começo de conversa.

Vou ti falar de algo

Que muito nos interessa.

Pois educação e tema

Pra se refletir sem pressa.

Rubens meu bom amigo

Você estar com a razão.

Por tudo que representa

A busca pela informarão.

E isso só alcança

Por meio da educação.

Wanderson meu grande amigo

Ponho por contentamento.

Estarmos a falar aqui

Na tônica do pensamento.

Para expressar com clareza

Cultura e conhecimento.

Rubens meu caro amigo

Em matéria de educação.

Temos tanto a discutir

Chegamos a conclusão.

Envolve tudo que posa estar

Em nossa imaginação.

Wanderson meu bom amigo

Agora vamos fazer divisão.

Da matéria que se empregam

No termo da educação.

Buscando sempre chegar-se a uma união

Pra alcançar sempre a uma boa educação.

Rubens meu caro amigo

Tendo assim essas matérias.

Português e matemática

Que são disciplinas sérias.

Dentre as que estudamos

Educação que temos que levar a sério.

Wanderson meu bom amigo

Artes também têm seu lugar.

Entre as matérias expostas

No campo do ensinar.

Tanto para quem mencionas

Essa também precisamos estudar.

Rubens meu amigo

Para encerrar vou te falar.

Todas as matérias são boas

Agente precisa se esforçar

Para esse ano uma meta.

Na escola vamos passar.

Rubens de Araújo Sousa

Wanderson Lima Veloso

9º B – 2010


A corrida da paixão

Eu tenho um vizinho rico

Fazendeiro endinheirado.

Não anda mais o cavalo

Só compra carro importado.

Quando vê um pobre

Nem liga para o coitado.

O fazendeiro é moderno

Só me chama de quadrado.

Namora uma só moça

Vamos ver o resultado.

Um dia ela falou

Venha cá seu desgraçado

Vamos fazer uma aposta

Não precisa discursar.

Granfino corre no carro

Pos é acorrida da paixão.

O pobre em seu cavalo

Ai meu Deus que confusão

O rico calibra os pneus

Aperta bem as ruelas.

Pega o seu cavalo

Que tem azas nas canelas.

Granfino entra no carro

O outro em cima da cela

O rico ligou os motores

Fechou as quatro janelas.

O pobre com o chicote

Em cima de uma cela.

Com cavalo cansado

E com dor nas canelas.

Eu entro pelos atalhos

Pulando cerca e pinguela.

Quando termina o asfalto

Ai entra numa esparrela.

Numa estrada boiadeiro

Toda cheia de cancela.

Cheguei ao portão primeiro

Dei um beijo na donzela.

Quando o granfino chega

Já estava nos braços dela.

Coisa bonita de ver

E pegar no corpo dela.

Foi Deus e a natureza

Que criou esse produto.

Essa vitória foi minha

E do meu cavalo bruto.

A menina hoje vive

Nos braços deste matuto.

Obrigado minha gente

Por ter me dado atenção.

Sou muito envolvente

Pois eu chamo muita atenção.

Terminar essa rima

E pedindo perdão.

Dheison Santos

9ºAno B



Conversa entre amigas

Preste atenção minha amiga Ana

No que eu vou lhe falar.

É uma coisa muito boa

Muito bom mesmo é beijar.

Mas não faça besteira

Pra no fim não engravidar.

Larissa minha amiga

Você tem razão.

Realmente é muito bom

Mas temos que prestar atenção.

Só escuto você agora

Porque sei que tem razão.

Ana minha amiga

É bom pensarmos assim.

Hoje falo isto

Talvez amanhã não pense assim.

Pois me envolvo fácil em paixão

E não sei pensar por mim.

Larissa é bom tomar cuidado

E prestar mais atenção.

Pois isto é serio

Assuntos do coração.

Neste instante lhe aviso

Pra abrir seu coração.

Tenho medo de me entregar

Corpo, alma e coração.

Porque quero estudar

Para ter uma profissão.

Não quero deixar-me levar

Por falsidade e ilusão.

Larissa minha amiga

Também penso assim.

Envolver-me com homem cedo

Não quero isso pra mim.

Quero fazer direito

Isso que sonho pra mim.

Amiga temos que ter objetivo

Para na vida não vacilar.

Temos que ser esperta

E primeiro estudar.

Pois depois de formadas

É que iremos namorar.

Larissa isso é verdade

Namoro não leva a nada.

O Maximo que podemos fazer

É uma grande paquerada.

E quem sabe depois dos trinta

Podemos estar casadas.

Ana obrigada

Só tenho a agradecer.

Por não ser zangada

E tentar compreender.

Sou muito danada

Sei que vai me entender.

Larissa obrigada

Por abrir seu coração.

Fala o que sente

E revelar sua emoção.

Confesso que fiquei comovida

E vou prestar mais atenção.

Larrisa

Ana Carolina- 9º B – 2010


Reprovar nem pensar

Nereu meu amigo

Eu escute o que vou te falar.

A professora Rosilene

Dizendo que vai nos reprovar.

Eu não quero isso pra mim mais

Por isso vou estudar.

Rafael meu amigo

Escute o que vou te falar.

Também não quem isso pra mim

Por isso vou estudar.

Já é o quarto bimestre

Nas tarefas vou cuidar.

Nereu meu amigo

Nas tarefas vamos cuidar.

Pois no meio mais fácil

De nós não reprovar.

Pegue logo seu caderno

E comece a copiar.

Rafael meu amigo

Escute o que vou te dizer.

Comece a estudar logo

Pra na vida vencer.

Escuta o meu conselho

Que eu quero lhe dizer.

Nereu meu amigo

Eu vou estudar.

Vou estudar demais

E na recuperação não ficar.

Vou tirar nota boa

E não vou reprovar.

Rafael meu amigo

Eu que não vou reprovar.

Também estou estudando

Pra na FACIMP passar.

Ser estudante de direito

Pro juiz vou estudar.

Nereu meu amigo

Também vou estudar.

Pra ser um jogador

Também tenho que passar

Nas peneiras dos times

Eu vou me esforçar.

Rafael meu amigo

Acho bom estudar.

Jogador não dá mais

Vou no vestibular passar.

Vou ser advogado

E pra doutor tentar.

Nereu meu amigo

Eu acredito muito em mim.

Um jogador do futuro

Só não dá pro ruim.

Ganhar mais que um doutor

E um advogado enfim.

Rafael meu amigo

Com essa história vou acabar.

Estamos quase brigando

Vamos logo é estudar.

Vamos deixar um abraço

E nossa rimar aqui deixar.

Nereu 9º B- 2010

Rafael



Discussão entre amigos

Pedro Henrique meu amigo

Preste muita atenção.

Você tem a cara de santo

Mas santo tu não é não.

Mais na verdade tu és

Um grande abestadão.

Fernando meu amigo

Preste muita atenção.

Tu tem a cara de viado

Descarado e ladrão.

Eu te vi em uma rua escura

Pois você também não é santo não.

Pedro Henrique meu amigo

Preste muita atenção.

Olhe primeira a cara

Pra não falar besteira não.

Pois eu posso até ter a cara assim

Mas eu sou honesto e um cidadão.

Fernando meu amigo

Tu pode até ser honesto sim.

Só que eu não acretido não

Pois tu és um choro sem fim.

Vi tu naquela noite também

Na esquina do seu Joaquim.

Pedro Henrique meu amigo

Olha só o que vou te fala.r

Sou mais velho do que você

É melhor tu me respeitar.

Eu estava lá sim senhor

Mas era pra eu namorar.

Fernando meu amigo

Eu também quero lhe falar.

Você pode ser mais velho

Mas esquito era você está lá.

E essa história de namoro

Não dá pra acreditar.

Pedro Henrique meu amigo

Vamos parar com essa discussão.

Pois somos amigos

E não vamos nos descobrir não.

Essa história é comprida

E eu não vou te falar não.

Fernando meu amigo

Agora você tem razão.

Acho melhor sermos unidos

E parar com essa confusão.

E irmos estudar

Por que senão não passamos não.

Pedro Henrique meu amigo

Olhe o que eu vou te falar.

Essa rima ta boa

Mas nós temos que encerrar.

Por isso paramos por aqui

E também quero contigo me desculpar.

Fernando meu amigo

Eu vou lhe desculpar.

Agora vamos acabar com isso

E esta rima terminar.

Pois está chegando a hora

E aqui um abraço a todos vamos deixar.

Fernando

Pedro Henrique 9º B



Amigos

Eliane minha amiga

Preste atenção o que vou te falar.

O Afonso é tão danado

Que dá vontade de matar.

Na aula de português

Conversa sem parar.

Simone minha amiga

Você tem toda razão.

Mais o Leo é tão é também

Outro que não presta atenção.

É caçador de conversas

E parece um leão.

Eliane minha amiga

Preste atenção o que vou falar.

Nossa amiga Tatiana

Na sala nem gosta de falar.

Só mesmo na hora H

Fala sem parar.

Simone minha amiga

Você tem toda razão.

Mais uma coisa eu te digo

E não tenho dúvida não.

A Daniela falta tanto

Que esse ano não vai passar não.

Eliane minha amiga

Olha só o que vou lhe falar.

A Ruana é tão safada

Que não para de conversar.

Mas na hora do roque roliar

O escuro ela que ficar.

Simone minha amiga

Escute o que vou falar.

A Raiane não sabe calar a boca

Na hora de estudar.

Do jeito que ela vai

Ela pode reprovar.

Eliane minha amiga

Preste atenção o que vou falar.

O Maxuel quando morrer

Um caixão não vai dar.

É um para o seu corpo

O pezão outro vai ficar.

Simone você tem razão

E assim é também o que vou lhe falar.

O Rafael é tão bonito

Que estou a lhe paquerar.

Na sala fico olhando ele

Com vontade de lhe abraçar.

Eliane e isso são verdades mesmo

Pois estou a lhe admirar.

É melhor paramos por aqui

Para a confusão não aumentar.

Vamos nos despedir

E a todos um abração vamos deixar.

Certo minha amiga

Vamos deixar de coração.

Espero que tenha gostado do nosso cordel

Que fizemos com emoção.

Quem quiser nosso ortografo

É pegar um canetão.

Eliane Farias Costa

Simone da Silva Vital 9º C -2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário