domingo, 3 de abril de 2011

Dramatização - VIDA DE JESUS DESE DO NASCIMENTO ATÉ A MORTE

Dramatização 8ª A e C

1ª Cena:- Nascimento de Jesus

Personagens: José, Maria, Anjo, pastores.

Narrador: Deus enviou como seu mensageiro o anjo Gabriel .

Anjo: Alegra-te Maria , DEUS está com você. Ele a escolheu para ser a mãe do salvador e darás o nome de Jesus.

Maria: Como vai acontecer, pois eu ainda não me casei e nunca tive homem nenhum.

Anjo: O espírito Santo, a força do altíssimo descerá sobre você, pois pra Deus nada é impossível.

Maria: Eu sou a escrava do Senhor, faça de mim o que DEUS deseja.

Narrador: José era um homem justo e piedoso. Recebeu também a visita do anjo, comunicando a decisão de DEUS.

Anjo: José ..José.. filho de Davi, não tenhas medo, leve Maria para sua casa, o filho que ela espera é filho de DEUS.

José: Que voz é essa , eu ainda não me casei, será que sou corno antes de me casar, meu DEUS?

Anjo: Não José , você não é corno o filho de Maria foi concebido pelo o Espírito Santo, mandado pelo o altíssimo. Aceite e leve para sua casa.

José: A sim , sendo assim, sim, eu aceito Maria. Vamos Maria para minha casa.

Narrador: Assim se cumpriu a vontade de DEUS, Maria deu a luz a Jesus e Jesus recebeu a visita dos pastores, que o levaram presente e o adoraram.

Pastores: ( adoraram Jesus e levaram presentes)

Narrador: Durante a noite, José pegou sua família e fugiu para o Egito pois o Herodes queria matar Jesus

2ª Cena:- Infância e batismo de Jesus

Personagens: José, Maria, Jesus, pastores e João Batista.

Narrador: Quando Herodes morreu, José voltou para Jerusalém e Jesus agora já com doze anos, não paravam em casa. Por ocasião da páscoa iam por templo, para perto dos pastores orarem.

José: Filho venha aprender uma profissão.

Jesus: Pai vou ao Templo orar.

Jesus e pastores: ( Orando de joelhos)

Narrador: Completando 30 anos Jesus foi batizado por João Batista. Nas águas.

Jesus: Batiza-me João?

João Batista: Eu vos batizo em nome do pai do Espírito Santo Amém.

Narrador: Enquanto Jesus rezava abriu o céu e sobre ELE desceu o Espírito Santo.

3ª Cena:- Jesus ensina e cura

Personagens: Jesus, discípulos, mulher, cego, paralitico.

Narrador: Jesus foi a Galileia , Proclamava o evangelho e curava os enfermos. Trouxeram um paralítico para JESUS curar.

Paralitico: Senhor me cure.

Jesus: Sua culpa serás perdoada e, levante e ande.

Narrador: Jesus percorria a Galileia. Ensinava nas casas e proclamava o evangelho de DEUS. Curava a todos os que estavam doentes e sofriam. Um cego gritou:

Cego: Jesus filho de DAVI, tenha piedade de mim.

Jesus: Tragam o cego para perto de mim. O que posso fazer por você?

Cego: Senhor, que eu veja.

Jesus: Já estás vendo, tua fé te salvou.

Narrador: Naquele mesmo instante , o cego recuperou sua vista e saiu louvando o senhor. Todos os que assistiam também louvavam ao senhor. De repente o senhor sente alguém lhe tocando. E fala:

Jesus: Quem me tocou?

Mulher: Sou eu senhor.

Jesus: O sentes?

Mulher: Muito sangramento.

Jesus: Não sente mais. Tua fé te curou. Vá e anuncie o evangelho do senhor.

Narrador: Jesus sai curando e anunciando o evangelho do senhor. A todas as pessoas. Dizendo: Eu vim para salvar os que estavam perdidos. E descem para Jerusalém.

Dramatização 8ª B e 9º B

1ª Cena:- Entrada de Jesus a Jerusalém- páscoa

Personagens: Jesus, discípulos e multidão.

Narrador: Jesus vai a Jerusalém para celebrar a páscoa.

Jesus: Vamos subir a Jerusalém. Ali vão me entregar nas mãos dos sumos sacerdotes e dos doutores da lei. . Vão me condenar a morte e me entregar aos romanos. Eles caçoarão de mim, cuspirão em mim, me baterão com chicote e me matarão. Mas depois de três dias, eu ressuscitarei.

Narrador: Jesus montou no jumento e se dirigiu a Jerusalém . a multidão que ia com Jesus e seus discípulos estendia suas túnicas e saudavam Jesus com ramos de folhas e gritavam.

Multidão: Hosana! Nas alturas. Louvado seja o reino de nosso pai. Hosana nas alturas.

Narrador: Jesus é louvado por toda multidão e se retira para última ceia com os discípulos.

2ª Cena:- A última ceia

Personagens: Jesus e os discípulos.

Narrador: Jesus se reúne com os discípulos para ultima ceia e um de seus discípulos lhe trai. Judas.

Jesus: Desejei ardentemente celebrar com vocês esta ceia pascal, antes de minha paixão.

Narrador: Jesus tomou então em suas mãos o pão, deu graças, partiu-o e o deu a seus discípulos dizendo.

Jesus: Tomai e comei todos desse pão, por que isto é meu corpo que será entregue por vós. Fazei isto em memória minha.

Narrador: Jesus do mesmo modo, terminada a ceia , tomou o cálice e dando graças de novo o passou a seus discípulos dizendo:

Jesus: Tomai e bebei todos dele, por que este é o cálice do meu sangue, sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos os homens para o perdão dos pecados. Fazei isto em memória minha.

Narrador: Depois da ceia , Jesus mostrou a seus discípulos como os amava e como eles tinham que se amar uns aos outros. Jesus se levantou da mesa e amarrou uma toalha à cintura. Depois começou a lavar os pés de seus discípulos.

Simão: O senhor quer lavar meus pés?

Jesus: Mais tarde você vai compreender o que eu estou fazendo agora.

Pedro: Não me lavará os pés nunca.

Jesus: Se eu não prestará este serviço, você não será um dos meus.

Pedro: Se é assim, senhor, lave não só meus pés, mas também as mãos e a cabeça.

Narrador: Em seguida, quando Jesus se sentou de novo a mesa, disse:

Jesus: compreende o que eu disse pra vocês? Vocês me chamam Mestre e Senhor, e falam certo, por que eu sou. Pois bem, se eu lavei os pés de vocês , vocês devem também prestar serviço uns aos outros e lavar os pés uns dos outros, todos verão que são meus discípulos. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá sua vida pelos seus amigos. Vocês são meus amigos. Façam o que lhe mandei. Já não estarei por muito tempo com vocês. Mas não tenham medo. Acreditem em DEUS e em mim. Eu vou para o pai. Quando eu estiver a seu lado preparei um lugar para vocês.

3ª Cena:- Jesus reza no monte das Oliveiras

Personagens: Jesus, os discípulos e a tentação( mulher).

Narrador: Depois da ceia, Jesus se dirigiu a um jardim que havia no monte das Oliveiras. Seus discípulos o acompanhavam. Ao chegar lá Jesus lhes disse:

Jesus: Rezem para serem fortes na tentação.

Narrador: Depois Jesus entrou sozinho no jardim. Lá se ajoelhou e rezava assim:

Jesus: Pai, se queres, podes afastar de mim o sofrimento e a morte. Mas não se faça a minha vontade e sim a tua.

Narrador: Enquanto Jesus orava, foi tentado, por umas moças. Que o queria levá-lo para tentação. Mas ele resistiu.

Moças: ( Jesus sendo tentado).

Narrador: Na sua angustia mortal, Jesus orava com tanta insistência que seu suor era em gotas de sangue. Por fim, Jesus levantou e voltou para onde estavam os discípulos. Eles dormiam, porque o medo e a preocupação os tinham entorpecido.

Jesus lhes disse:

Jesus: Como vocês conseguem dormir? Despertem e orem para resistir à prova que vai chegar.

Narrador: Jesus ainda estava falando com seus discípulos, quando uns homens entraram no jardim. Judas Iscariotes os guiava. Eles se aproximou de Jesus para cumprimentá-lo dando um beijo. Jesus perguntou?

Jesus: Judas você vai me entregar com um beijo?

Narrador: Quando os discípulos compreenderam que aqueles homens tinham vindo para prender e levar Jesus, perguntaram:

Discípulos: Senhor, podemos nos dever?

Narrador: E um deles puxou a espada e de um só golpe cortou a orelha direita de dos soldados. Mas Jesus não concordou e repreendeu:

Jesus: Parem com isso!

Narrador: Jesus tocou a orelha do ferido e o curou. Depois disse aquela gente armada.

Jesus: Vocês vieram com espadas e paus para prender-me. Eu não estava todos os dias no templo, no meio de vocês? Mas lá não tiveram coragem de me fazer nada. Chegou a hora de vocês. É a hora do poder das trevas.

Narrador: Aqueles soldados prenderam Jesus e o levaram à casa do sumo sacerdote.

Dramatização 9ª A e C

1ª Cena:- Jesus diante de Pilatos

Personagens: Jesus, soldados, Pilatos, Barrabás, e multidão.

Narrador: Os soldados levaram Jesus ao governador romano, Pôncio Pilatos, e um deles acusaram Jesus dizendo.

Soldados: Este homem está revolucionando o povo. E ele afirma que é o salvador, o rei dos judeus.

Pilatos: Todos os anos , na páscoa concedo a liberdade a um dos presos. Mas no seu caso deixarei o povo decidir. Quem vocês escolhem : Jesus ou Barrabás?

Multidão: Barrabás, Barrabás, Barrabás...

Narrador: Então Pilatos deu a liberdade a Barrabás e mandou chicotear Jesus.

Pilatos: Soltem Barrabás e chicoteie Jesus. ( Jesus é chicoteado e a multidão gritava)

Multidão: Crucifique-o crucifique-o...

2ª Cena:- Jesus morre na cruz

Personagens: Jesus, soldados, dois malfeitores mãe de Jesus , irmã da sua mãe, a mulher de Cléofas e Maria Madalena.

Narrador: Jesus carregou sua cruz até fora da cidade , onde ali pregaram –o na cruz e junto com ele, foram executados dois malfeitores.

Malfeitores: Se eis o Rei dos Judeus , salva tu e a nós também.

Jesus: Hoje mesmo estarás comigo no paraíso.

Narrador: Ao pé da cruz estavam quatro mulheres: mãe de Jesus , irmã da sua mãe, a mulher de Cléofas e Maria Madalena. As mesmas choravam ao ver Jesus.

Mulheres: Jesus... Jesus... Jesus...

Narrador: Jesus já sabia que tinha cumprido tudo o que tinha a fazer, então disse:

Jesus: Pai , nas tuas mãos entrego meu espírito.

Narrador: Dizendo isso Jesus inclinou sua cabeça e morreu.

3ª Cena:- Jesus é sepultado

Personagens: Jesus, José de Arimatéia, Maria Madalena, Maria a mãe de José e o anjo.

Narrador: José de Arimatéia era uma pessoa de muita influência. Pegou um lençol envolveu o corpo de Jesus e colocou no sepulcro cavado na rocha e depois tapou a entrada. Maria Madalena e Maria o observa de longe.

Mulheres : ( observando)

Narrador: Quando terminou o sábado, as mulheres compraram perfumes e juntamente com Salomé, foram ao sepulcro. Chegando lá viram a entrada aberta. Entram e encontraram um anjo que lhes responderam.

Anjo: Estão procurando Jesus de Nazaré , que morreu na cruz?

Mulheres : Sim.

Anjo: Ressuscitou. Vejam o lugar onde estava. Voltem e contem aos seus discípulos. Pois eles irá ao encontro deles na Galileia .

Narrador: As mulheres saíram correndo do sepulcro e não disseram nada a ninguém, por que tinham muito medo.

4ª Cena:- Ascensão de Jesus

Personagens: Jesus e os discípulos.

Narrador: Passaram se quarenta dias depois da páscoa , e Jesus o encontrou com os discípulos e disse.

Jesus: Fiquem em Jerusalém e esperem pelo o ajudante do pai . João Batista batizou com água e vocês serão batizados com o Espírito Santo. Serão minha testemunham em todos os países e em todo mundo. Ide e pregai o evangelho a todas as criaturas .

Narrador: Depois de falar todas as coisa aos seus discípulos , Jesus foi elevado ao céu. Os discípulos assombrados ficaram olhando para o céu.

Discípulos: ( olhando para o céu)

FIM.

Criado dia 02/04/2011 por Rosilene A. Simões

Um comentário: