sábado, 16 de abril de 2011

Prova pra simulado para Ensino Funtamental / 8º e 9º Anos/ abril de 2011

ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE
NOME________________ PROFª Rosilene  TURMAº____
          Simulado de Português – Abril- 2011-8º Anos A, B e C

   TEXTO I          O bicho
Vi ontem um bicho.
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato.
Não era um rato. 
O bicho, meu Deus, era um homem.
BANDEIRA, Manuel. Poesias reunidas. Rio de Janeiro: Ática, 1985.

1ª) O autor usou no texto um  substantivo comum racional. Marque a alternativa que indique- o:
a) gato                            b) homem
c) rato                             d) cão
2ª) O que motivo levou o bicho a catar restos foi:
a) a própria fome.
b) a imundice do pátio.
c) o cheiro da comida.
d) a amizade pelo cão.
3ª)  Indique a única alternativa em que nenhuma palavra deve ser acentuada graficamente.
a) lapis, canoa, abacaxi, jovens.
b) Deus, sozinho, aquele, traiu.
c) saudade, onix, grau, cao.
d) voo, legua, assim, patio.
TEXTO I I               O disfarce dos bichos
  Você já tentou pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou? Se isso aconteceu é porque o graveto era um inseto conhecido como “bicho-pau”. Ele é tão parecido com o galhinho, que pode ser confundido com o graveto.
  Existem lagartas que se parecem com raminhos de plantas. E há grilos que imitam folhas. Muitos animais ficam com a cor e a forma dos lugares em que estão. Eles fazem isso para se defender dos inimigos ou capturar outros bichos que servem de alimento. Esses truques são chamados de mimetismo, isto é, imitação.
  O cientista inglês Henry Walter Bates foi quem descobriu o mimetismo. Ele passou 11 anos na selva amazônica estudando os animais.
                   MAVIAEL MONTEIRO, José. Bichos que usam disfarces para defesa. FOLHINHA

4ª) O autor do texto O disfarce dos bichos é:
a) José Maviael Monteiro              b) Maviael Monteiro José
c) Henry Walter Bates                   d) O cientista Inglês 
5ª)  O bicho-pau se parece com:
a) florzinha seca.
d) folhinha verde.
c) galhinho seco.
d) raminho de planta.
6ª) Marque a classe gramatical a que pertence a palavra destacada na frase abaixo.
Esses truques são chamados de mimetismo, isto é, imitação.
a)  artigo
b)  adjetivo
c)  verbo
d) substantivo
TEXTO I I I

7ª) No primeiro quadrinho, a Mônica pensou que o lagarto era um desenho. Ao usar a expressão “DA HORA” ela deu a entender que o desenho:
a) tinha acabado de ser feito.
b) durava somente uma hora.
c) era moda entre a turma.
d) deveria ser usado na hora.
  “UAU ” é considerado morfologicamente uma classe de palavra:
a)  interjeição                            b)  verbo
c) substantivo                            d)  pronome
9ª) O autor dos quadrinhos mostra nas cenas um tipo de substantivo abstrato, qual é ele?
a) falsidade                              b) violência
c) amizade                               d)  companheirismo
TEXTO IV


10ª) Observe o quadrinho e crie um texto dissertativo no seu caderno, com 3 parágrafos, com no mínimo 5 linhas cada, em relação a posição do homem diante da mulher  atualmente. Não esqueça do título. Boa sorte.


















ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE
NOME________________ PROFª Rosilene  TURMAº____
          Simulado de Português – Abril- 2011-9º Anos A, B e C

TEXTO I       A Costureira das Fadas

         Depois do jantar, o príncipe levou Narizinho à casa da melhor costureira do reino. Era uma aranha de Paris, que sabia fazer vestidos lindos, lindos até não poder mais! Ela mesma tecia a fazenda, ela mesma inventava as modas.
– Dona Aranha – disse o príncipe – quero que faça para esta ilustre dama o vestido mais bonito do mundo. Vou dar uma grande festa em sua honra e quero vê-la deslumbrar a corte.
Disse e retirou-se. Dona Aranha tomou da fita métrica e, ajudada por seis aranhinhas muito espertas, principiou a tomar as medidas. Depois teceu depressa,
MONTEIRO LOBATO, José Bento. Reinações de Narizinho. São Paulo: Brasiliense, 1973.
1ª)  A idéia central está em:
a)  O vestido de Narizinho.            b) A  grande festa
c)  A ilustre costureira                   d)  O amor do príncipe pela sua amada.
2ª) “— Dona Aranha — disse ao príncipe — quero que faça para esta ilustre dama o ves­tido mais bonito do mundo. Vou dar uma grande festa em sua honra e quero vê-la deslumbrar a corte.”
A expressão vê-la (ℓ. 5) se refere à
a) Fada.                             b) Cinderela.
c) Dona Aranha.                d) Narizinho.
3ª) Marque o único vocábulo acentuado incorretamente.
a) pára (verbo).                  d) vê-la.
b) pelo (cabelo).                 c) pôr (verbo).
TEXTO I I      A Raposa e o Cancão
       Passara a manhã chovendo, e o Cancão todo molhado, sem poder voar, estava tristemente pousado à beira de uma estrada. Veio a raposa e levou-o na boca para os filhinhos. Mas o caminho era longo e o sol ardente. Mestre Cancão enxugou e começou a cuidar do meio de escapar à raposa. Passam perto de um povoado. Uns meninos que brincavam começam a dirigir desaforos à astuciosa caçadora. Vai o Cancão e fala:
— Comadre raposa, isto é um desaforo! Eu se fosse você não agüentava! Pas­sava uma descompostura!...
      A raposa abre a boca num impropério terrível contra a criançada. O Cancão voa, pousa triunfantemente num galho e ajuda a vaiá-la...
        CASCUDO, Luís Câmara. Contos tradicionais do Brasil. 16ª ed. Rio de Janeiro:          Ediouro, 2001
4ª) No final da história, a raposa foi:
a) corajosa.                       b) cuidadosa.
c) esperta.                         d) ingênua.
5ª) Nas frases abaixo, escreva 1 para as formas verbais corretas e 2 para as incorretas.
( 2 ) Nós vimos ontem do pantanal.               
 ( 1 ) Vós rides de mim sem motivo.
( 2 ) Mesmo assim tu me respondestes.          
( 1 ) Sempre requeiro os meus direitos.
( 2 ) Esteje pronto às vinte e duas horas.
A seqüência correta dos números nos parênteses é:
a) 2, 2, 2, 1, 1.               d) 1, 2, 2, 1, 2.
b) 1, 2, 1, 2, 1.               c) 2, 1, 2, 1, 2
TEXTO I I I    
Jim Meddick. “Robô”. In folha de São Paulo, 27/04/1993.
6ª) No 3º quadrinho, a expressão do personagem e sua fala "AHHH!" indica que ele ficou:
a) acanhado.                         b) aterrorizado.
c) decepcionado.                  d) estressado.
7ª) Assinale a alternativa em que os três substantivos estão grafados corretamente no plural:
a) galinhas- morta; guardas- freios; inspetor-gerais
b) decretos -leis; diretor- gerentes; espíritos- santos
c) cabeças - duras; puros -sangues; capitães- tenentes
d) águas- de- cheiro; águas- furtadas; baixos- relevos
8ª) As conjunções são utilizadas para ligar as orações e estabelecer relação entre elas. Marque a alternativa, onde todas as palavras  são conjunções.
a) abacaxi, criança, sorriso, caminhos.       b) difícil, trabalhoso, gentil, bonita.
c) ele, nós, você, tu.                                    d) porque, mas, quando, e.
9ª) Quais das referencias citadas abaixo se refere a este autor Monteiro Lobato:
a) Jim Meddick. “Robô”. In folha de São Paulo, 27/04/1993..
b) Contos tradicionais do Brasil. 16ª ed. Rio de Janeiro, Ediouro, 2001
c) Reinações de Narizinho. São Paulo: Brasiliense, 1973.
d) Nenhuma das alternativas.
TEXTO IV

10ª) Observe o quadrinho e crie um texto dissertativo no seu caderno, com 5 parágrafos,com no mínimo 5 linhas cada, em relação a posição do homem diante da mulher  atualmente. Não esqueça  do título. Boa sorte.





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