sexta-feira, 20 de maio de 2011


JORNAL PAULO FREIRE

Escola Municipal Paulo Freire


            
O FUTURO EM SUAS MÃOS


JORNAL PAULO FREIRE O FUTURO EM SUAS MÃOS --- ANO 07 --- Nº 39
IMPERATRIZ – MA

O maior exemplo de Mãe - Maria, mãe de Jesus.
               A arte de ser Mãe: Mamãe, Você é a mais doce e pura criatura! A dedicada esposa, mulher e protetora! Você... Que me permitiu viver e sonhar; Que me amparou e me ensinou a caminhar! Toda mãe é um anjo que vive na terra ou no céu para guiar e abençoar seus filhos. Parabéns Mães.


ÍNDICE


01
Fotos de destaque
01
02
Fala dos Professores
02
03
Noticias Importantes da Escola
03
04
Noticias do Mundo.
05
05
Criações dos alunos
06
06
Aniversariantes de Maio
06
07
Recadinhos do coração
07
08
Você Sabia?
07
09
Entrevista do Mês
08
10
Historia em quadrinhos.
08
11-
Dicas
09
12-
Saia do Sério
09
13
TI TI TI da escola
10
14
Desafios
11
15.
Charges.
11
16.
Momentos de Reflexão
11
17
Classificados
11

Responsáveis: Professora Rosilene A. Simões e alunos dos 9ºs A, B e C, revisado pela Professora Msc Cleres Carvalho do Nascimento Silva.                                                                                       

FOTOS DE DESTAQUE DO MÊS DE
 MAIO

Crianças felizes com suas lembranças da Páscoa                                                                                
     

Prof: Cícero, Ana Paula e Elias
fazendo pose pra foto.




Alunos do 8º B, com professor Elias.                      Mostra do trabalho realizado.







FALA DOS PROFESSORES


Alunos se conscientizem mais e jogue o lixo no lixo e não em sala de aula, nem no pátio da escola, use sempre as lixeiras.
                                                 Profª Joana D’arc


Alunos tenham mais compromisso com a escola e com as aulas.
                                                    Profª Rosinete


Venho através de estas pequenas palavras parabenizar o trabalho de vocês alunos dos 9º anos, por estarem produzindo um ótimo trabalho que é de muito orgulho para nós professores do Paulo Freire. Parabenizo também a professora Rosilene, a qual teve esta grande atitude em coordenar esse belíssimo trabalho. A todos vocês produtores do jornal, PARABÉNS.

                                                  Profª Ana Paula




Alunos estudem para as provas e provem através das notas que vocês estudarem.


                                                Profª Joana D’arc


Educar é crescer. Crescer é viver. Por tanto estudem alunos para que possam crescer com educação, e terem um futuro brilhante.  Abraço.

                                                    ProfªRosilene














NOTÍCIAS DA ESCOLA


O Projeto de Ciência, orientado pelo professor Elias e professora Ana Paula nos 8ª anos A e B, Projeto apresentado pelos 8º anos A e B no turno matutino, Foi um sucesso. Os alunos se empenharam e apresentaram um excelente trabalho onde mostravam a importância dos alimentos. Os mesmos realizaram uma aula prática no pátio da escola sobre os nutrientes presentes nos alimentos. Na oportunidade eles falaram sobre vitaminas, proteínas, carboidratos, sais minerais, calorias, fibras e lipídios. O trabalho teve exposição e até distribuição de alimentos. Confira a foto.           



 

A dengue é uma doença febril causado por uma infecção viral. Estima-se em 100 milhões de pessoas infectadas anualmente em todo mundo. O Aedes aegypti vive e reproduz-se em áreas próximas a domicílios, onde haja água relativamente limpa e parada (pneus, vasos, latas, caixas d'água e até em bromélias). A eliminação do mosquito é muito difícil, pois o mesmo se reproduz com muita rapidez e os ovos podem suportar até um ano a seca, e assim, serem transportados por longas distâncias, grudados nas bordas dos recipientes. Por isso, é necessária colaboração da população
Páscoa


Desde o mundo antigo, a páscoa consiste em uma das mais importantes datas do calendário de festividades do mundo cristão. Sua mais conhecida conotação religiosa se vincula aos três dias que marcam a morte e a ressurreição Jesus Cristo. Entretanto, muitos estudiosos tentam dar outra interpretação a esse fato, trazendo uma consideração, uma visão menos denotativa à história da ressurreição. A páscoa neste sentindo foi comemorado na escola nos dois turnos.  Matutino e vespertino com reflexões e apresentações que irradiaram todo o dia. O grupo Restituição com uma belíssima dramatização, onde mostrou a ação de uma garota que conheceu os prazeres do mundo, mas foi resgatada pelo amor de Jesus. O mesmo aconteceu no vespertino, um filme, sendo que o mesmo se prolongou por toda a tarde e com sentido diferente da data. Mas foi bom.
 Darck,

PROJETO


A Viagem através da Leitura

O projeto de leitura realizado no mês de Abril foi um sucesso, os alunos de todas as salas mostraram que leram realmente os livros. Dramatizações, coreografias, músicas, jogral, dessa forma todas as turmas da Escola, da Educação Infantil ao 9ª Ano do Ensino Fundamental apresentaram as histórias bíblicas no 1º bimestre. Parabéns a todos os alunos e professores que empenharam neste trabalho, enriquecendo assim mais os estudos.    

Ângela 9ª B
Professora Rosilene




NOTÍCIAS DO BAIRRO

Avenida Pedro Neiva de Santana pede socorro

         Avenida Pedro Neiva de Santana, em frente à escola e também em toda avenida, pede por socorro, parece que os governantes não estão nem ai para a pobre coitada. Buracos e lamaçais estão por toda a avenida, levando assim aos caos.


Tapa buraco
       
Após observarem uns grandes buracos e carros quebrados, por toda avenida, pessoas que transitam por ela, resolveram colocar uns barros para tampá-los, porém a boa ação só serviu para fazer poeira e a situação piorar.


Violência átona

          Estudantes fardados, ao saírem da escola invadem a Avenida Liberdade, entre pontas pés e murros, mostrando que são bons na violência. O correto mesmo seria que eles saíssem e fosse direto pra casa fazer as tarefas. Violência não leva a nada!

Asfalto na Vila Cafeteira

             Finalmente a Vila Cafeteira vai ser asfaltada. Surgiu a notícia que no bairro que a Vila Cafeteira vai ser asfaltada. Tem tudo pra ser confirmado mesmo, pois próximo ano é ano de eleição.                                                                                                                                 Hiatlo (9ª C)
                                                                                                     Geisa 9ª B


NOTÍCIAS DA CIDADE


Roberto Alencar: “Vamos investir na recuperação das ruas dos bairros”

           O secretário municipal de Infraestrutura (Sinfra), Roberto Vasconcelos Alencar, garantiu ontem à reportagem que o prefeito Sebastião Madeira intensificará os serviços de revitalização das ruas dos bairros da grande Imperatriz.
            Ele observa que a gestão municipal investiu, nesses dois primeiros anos, na recuperação da malha asfáltica das ruas e avenidas do centro, bem como na região do grande Bacuri. “Vamos partir para investimentos em todos os bairros de Imperatriz”, assegura.



Família não quis saber do morto

O homicida Jhony Simão Fernandes, assassinado em Imperatriz, sabe-se por quem, depois de matar um jovem no mercadinho e fugir da Delegacia Regional de Segurança, 2 horas depois de preso em flagrante. Jhony não foi sepultado como indigente porque o corpo foi identificado e reconhecido. No ato da descida à cova rasa, apenas funcionários da funerária e do próprio cemitério. As despesas do mesmo foram pagas pelo município por que a família não quis saber do corpo. Fim de vida parecido com o do assassino de Realengo, Weliton Menezes.

Violência nas escolas

Os jornais de toda a cidade noticiaram esta semana as violências nas escolas, uma garota no povoado Bela Vista- To foi esfaqueada por uma colega de classe, o motivo afirma os pais que não sabem Em outras escolas foram encontradas alunos armados.

Estudantes saem às ruas de Imperatriz em apoio à greve dos educadores


O movimento começou às 7 horas em frente à escola Graça Aranha, onde o gestor regional de Educação tentou pessoalmente impedir o movimento batendo boca com professores e chamando-os de irresponsáveis como costuma fazer. As imagens  do vídeo abaixo mostram o seu fracasso, ao invés de seguir um "carrega malas" da família Sarney desde a época da ditadura militar os estudantes seguiram seus mestres numa aula imensurável de cidadania.

Estudantes das escolas Raimundo Soares, Urbano Rocha, Santa Rita de Cássia, Amaral Raposo, Nascimento de Moraes, Edison Lobão e Dorgival Pinheiro de Sousa se juntaram numa só voz em apoio aos professores e em repúdio ao governo Roseana Sarney.
No seu percurso o movimento passou pela Unidade Regional de Educação, centro comercial na Rua Getúlio Vargas, parou em frente ao estabelecimento comercial da família do deputado Léo Cunha onde os manifestantes denunciaram a traição do parlamentar à cidade e ao povo

                                                                                         Wesley 9ª B
                                                                                            Beatriz, Yanka 9ª C


NOTÍCIAS DO MUNDO

Osama Bin Laden tinha 'rede de apoio' no Paquistão, afirma Obama.


         O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou que Osama Bin Laden, morto há uma semana no Paquistão, contou necessariamente com "alguma rede de apoio" naquele país, onde estava escondido, mas admitiu desconhecer quem teria fornecido essa ajuda.
A declaração foi feita em entrevista ao programa "60 Minutes", da CBS.
       "Não sabemos se podem ter sido algumas pessoas dentro ou fora do governo. Isso é algo que temos de investigar e, mais especialmente, que o governo paquistanês deve investigar", disse Obama.
       No programa, que será transmitido integralmente neste domingo, mas já teve trechos antecipados, o líder americano falou pela primeira vez sobre a possível relação do líder da rede terrorista da AL-Qaeda - que se encontrava em uma residência a cerca de 100 quilômetros de Islamabad - com membros do governo ou das Forças Armadas paquistanesas. Com todas essas noticias só se sabe é que houve a morte, mas não houve o enterro.



Nove municípios de PE decretam estado de calamidade pública

Estado sofre consequências de enchentes que já mataram duas pessoas.
Mais de 15 mil famílias deixaram suas casas em 55 municípios atingidos.
A Defesa Civil de Pernambuco divulgou neste domingo (8) números atualizados da situação das cidades afetadas pelas enchentes que atingiram o estado na última semana. Nove municípios declararam estado de calamidade pública e 26 estão em situação de emergência; ao todo, 55 sofreram com os efeitos das chuvas. Até o último balanço, 18 municípios estavam em situação de emergência.


CRIAÇÕES DOS ALUNOS


        O homem e o meio ambiente

Quando a última árvore for derrubada,
Quando o último peixe morrer.
Quando o último rio for poluído.
O homem vai saber que não come dinheiro.
 ( Elielton 9ª A )

      



ANIVERSÁRIANTES DE MAIO


 Que Deus abençoe muito suas preciosas vidas!" Muitas Felicidades! Parabéns


Adrielle  6ª D 13
Ana Beatriz 5ª A 26
Antonia 6ª C 24
Bianca  5ª C   25
Bruna 8ª E 25
Carlos 5ª A 24
Carlos 5ª A 24
Claudiel  7ª A 25
Débora 7ª E 15
Elielton  9ª A 10
Elinete  8ª A 13
Gabriel 5ª A 22
Hitalo 9ª C 22
Igo 9ª  C 11
Islane 5ª C  29
 Jaciara 9ª C 06
Jailson  5ª B 17
Jenielle 6ª A 22
Josiane 4ª B 20
Kariana  9ª A 18            profª Telma  06
Laert 9ª C 24
Larisse 8ª E 15
Laryane  6ª D 01
Lorrane  4ª B
Luciano II período
Lucilene  7ª E 15
Marielle 6ª A 04
Marta 6ª D 15
Mateus  5ª B 25
Maxsuel 8ª E 03
Mayron5ª A 25
Milena 5ª C 15
Rafaela 5ª C 16
 Rodrigo 7ª A 12
Romário 7ª A 08
Rebeca 5ª A 21
Simone 6ª D 17
Sonaria 5ª C 14
Tainara  8ª A 18
Thainara 8ª E 23
Thais 8ª  D 18
Thalita 6ª D  07
Thiago  7ª A 27
Tiago 5ª B 16
Vanessa 7ª E 08



RECADINHO DO


DE: Amanda 8º A
PARA: Wiliam 7ª A
Wiliam, eu gosto muito de você,
Mas que pena que você não vê isso.

DE: Thalia  8º A
PARA: Marcos 6ª A
Marcos eu gosto muito de você, mas que pena que você reage como uma criança.

DE: Rayton 8º C
PARA: Carla Larissa
Saber qual é a diferença entre você e uma estrela é simples, as estrelas brilham no céu e você brilha no meu coração. Amo-te.

DE: Vanessa 8º C
PARA: Para todos os amigos
Nunca chore diante das pessoas que não
entendem o significado de suas lágrimas por que, amar é uma arte e  nem todo mundo é artista.

DE: Geane, Cristiane, Elinete, Sabrina 8ª A 
PARA: Alzenir 8ª C

Alzenir, estamos com saudades, passa para manhã, ventinha.

DE: Daiane e Tainara 8ª A
PARA: Neymar    A
Nós amamos você e ao mesmo tempo achamos você tudo de bom.

DE: Geane e Cristiane 8ª A
PARA:  Profª Dilma
Professora você é uma pessoa muito maravilhosa, linda, parabéns pelo seu trabalho. Adoro-te.

DE: Cristiane 8ª A
PARA: Prof. Cícero
E ai parceiro, para de me chamar de doida veia.

DE: Adriana 9ª C
PARA: 9ª B
 Se cada vez que eu pensar em você some um pedacinho de mim. Opa! Cadê eu? ...

DE: Jaciara  9ª C
PARA: Kelmara 9ª B

Vascular o mundo é fácil, difícil é encontrar nele pessoas como você. Especial. Adoro-te. Beijos.

DE: Yohana 9ª C
PARA: Yanca 9ª C

Amiga perfeita revela tudo menos os seus segredos.





                                                                                         Layana 9ª  C
DE: Profª Rosilene
PARA: Prof Cícero

Obrigada pelo recadinho do jornal passado
amei. Que lhe dizer que você é um amigão.


VOCÊ SABIA

* Que o projeto de leitura: O mundo através da leitura foi um sucesso. Da Educação Infantil  ao 9ª anos, arrasaram em suas apresentações, todos os alunos mostraram que leram realmente os textos bíblicos. Parabéns a todos.   


* Que agora em maio tem mais projeto, agora com as disciplinas referentes ao assunto: Da escravidão à liberdade. (lei Áurea).



* Que os garotos do grupo Restituição, que vieram para fazer a apresentação da páscoa na escola, fizeram o maior sucesso. Parabéns!

* Que à festa dada pela escola para as mães foi um sucesso, teve apresentações como: poesia, dramatizações e outros.
                                                                             Kelmara 9ª B
                                                                             Natalia, Cristina 9ª A



           ENTREVISTA DO MÊS

ASSUNTO: Liderança
ENTREVISTADA: Geisa Gabriela Carneiro da Silva
FORMAÇÃO: Ensino Fundamental
CARGO: Estudante



Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
Assim, o líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.
 Nas escolas, todo começo de ano, já virou tradição, sala por sala ter um líder, que é eleito pelos os alunos para o cargo de liderança na sala. Assim sendo, um cargo de confiança. Nossa entrevistada de hoje é Geisa do 9ª B, líder da sala.

J.P.F.O F.EM SUAS MÃOS :   Visto que ser  líder de sala  é complicado.  Como você lida com este cargo?
Geisa: bem, pois já tenho experiência, em outros anos, eu fui líder de sala.
J.P.F.O F.EM SUAS MÃOS :  Ser eleita pelos os colegas, torna a responsabilidade bem maior. Como você faz para representá-los bem?
Geisa: Procuro me posicionar da melhor maneira possível, em todas as necessidades de líder. Sempre que me procuram eu estou presente e quando me ausento a vice me representa.

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS










DICAS IMPORTANTES

SAÚDE:

* A maquiagem é usada para modelar e reestruturar os volumes do rosto, abaixo algumas dicas para maquiagem. Outra maneira de corrigir o formato do rosto é pentear o cabelo e a maquiagem. Essas duas combinações são perfeitas para qualquer ocasião. Durante a noite, toda a luz que nos rodeia é artificial e de baixa intensidade, por isso, quando a maquiagem for usada para à noite deve ser mais intensa.

* Quer manter o câncer longe de você? Uma boa alimentação e hábitos saudáveis podem reduzir o risco de contrair muitos tipos de câncer.

* Os alimentos ricos em ferro (encontrado no leite materno, feijão, lentilha, folhas verde- escuras e carnes vermelhas) tornam o sangue mais forte e contribuem para prevenir a anemia. Devem ser ingeridos em associação com frutas ricas em vitamina C (laranja, limão, acerola, caju, por exemplo). Esta combinação – comer feijão e tomar uma limonada, por exemplo, é importante, porque a vitamina C fortalece o organismo e ajuda na absorção do ferro.

ESPORTES:

* Os exercícios físicos possuem inúmeras vantagens, não apenas para a saúde do corpo, mas também para a mente, pois eles regulam a circulação e a respiração, ajudam a diminuir o stress, e também ameniza e até pode evitar os problemas ósseos, como a osteoporose, por exemplo; além de ajudar a manter o corpo sempre em forma, evitando doenças como obesidade. Existem vários tipos de exercícios, e todas as idades podem fazê-los, obviamente antes de se praticar um esporte é sempre recomendável a consulta e a orientação especializada.

TRABALHO:

Uma entrevista de emprego não se resume a responder uma dúzia de perguntas ou rezar para que seu currículo seja aceito. Aqueles 40 minutos, às vezes, dizem muito mais sobre você do que uma folha de papel cheia de dados (seu currículo). Se muitos profissionais, já empregados, têm dúvidas quanto à forma correta de agir em uma reunião ou até para manter contatos corriqueiros com seus superiores e colegas de trabalho, imagine quando você é o alvo de uma entrevista.

 Jean, Ygo , Alan  9ª C
 JoãoPedro, Bruno  9ª B
 Valdilene, Caroline, José Wilson 9ª A

SAIA DO SÉRIO

*PIADAS:

* Estava vendo duas loiras e uma das loiras, disse para a outra: Olha um passarinho morto. A outra loira olhou para cima e falou: cadê?
*Qual a semelhança entre gaúcho e pão de forma?
R: Casca grossa, miolo mole, chato, quadrado e fácil de comer.
Como é que se chama a revista VEJA no interior?
R: ÓIA
*Qual o cúmulo da Burrice 3?
R: Passar trote para o 0900 e pagar 4 reais por minuto
*Porque que o português coloca pastel dentro do leite?
R: Pra tomar leite pasteurizado
*Qual a diferença entre um estudante português burro e um estudante português inteligente?
PB- copia tudo o que a professora escreve no quadro, e quando ela apaga o quadro,
ele apaga tudo no caderno.
PI- não copia nada porque ele sabe que a professora vai apagar mesmo.

*ADIVINHAS:

+ O que é o que é: quanto mais cresce mais perto do chão fica?
+ O que é o que é: a mãe é mansa o filho é bravo, a mãe é verde o filho é encarnado?
+ O que é o que é: é perigosa de armar, sempre é melhor não entrar ninguém, gosta de perder, todo mundo quer ganhar?
+ O que é o que é: que trabalha deitado e dorme em pé?

* PROVÉRBIOS

+  Quem com ferro fere , com ferro será ferido.
+ Água mole em pedra dura tanto bate até que fura
.
* PARA CHOQUES:

-Não me siga que eu estou perdido.
- Eu faço os furos, mas DEUS é quem mata.
- Amor só de mão.

*PENSAMENTOS:

* É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada. William Shakespeare
* De todos os animais selvagens, o homem jovem é o mais difícil de domar. Platão
* A minha vontade é forte, mas a minha disposição de obedecer-lhe é fraca. Carlos Drummond de Andrade





*CURIOSIDADES:

* O coração humano produz pressão suficiente para jorrar o sangue para fora do corpo a uma distância de 10 metros.
* O orgasmo de um porco dura 30 minutos.
* O louva-deus macho não pode copular enquanto a sua cabeça estiver conectada ao corpo. A fêmea inicia o ato sexual arrancando-lhe a cabeça.

Wanderson Lucas, Lázaro, Mariana, 9ª Ronicleyton 9ª B  Francisca , Adriana 9º C










TI TI TI DA ESCOLA  

 
Jaqueline 9ª A, está se achando ao lado Alunos da escola no maior Ti Ti Ti, com os gatinhos, do grupo Restituição. 

* Alunas da escola fazem abaixo assinado para a confirmação, em que o garoto mais gato e popular da escola é o aluno José Wilson 9ª A. Que popularidade Heim!


* Uma aluna da tarde, vem sem farda para escola e ao serem chamada atenção vão se esconder em outra sala. Oh que coisa feia. A farda é sua identidade alunos, vista-a.  

* Foram um sucesso as apresentações das dramatizações dos livros bíblicos, feitos pelos os alunos do Ensino Fundamental Maior. As apresentações dos 9ª anos foram às últimas, sendo que os alunos já estavam cansados e com vontades de irem embora, mas mesmo assim foi muito bom. Parabéns a todas as turmas.
                 
 Karina, Joana , Adrielle 9ª
Bianca , Marcos Vinicius  9ª B


DESAFIOS


*MATEMÁTICOS:

* Qual é o valor atribuído por y?
* Eu tenho o dobro da idade que tu tinhas quando eu tinha a tua idade. Quando tu tiveres a minha idade, a soma das nossas idades será de 45 anos. Quais são as nossas idades?



*PORTUGUÊS:

A Falta de Pontuação!!!
A Maria toma banho porque sua mãe disse ela traga a toalha.
Não, não é uma frase inventada para gozar com ninguém!
Ora, então vê:
«A Maria toma banho porque sua.
- Mãe - disse ela -, traga a toalha.»
Vês?


CHARGES




MOMENTO DE REFLEXÃO

Você vê coisas que existem.
E se pergunta: Por quê?
Eu imagino coisas que não existem.
E me pergunta: por que não?
Aurielle 9


CLASSIFICADOS

* O QUE ACONTECE NA ESCOLA:

·        Projetos (culminância);
·        Momentos cívicos 2ª e 4ª feiras;
. Festas para as mães;
. Comemoração da Páscoa;
. Palestras;
. Planejamentos.

* ESPORTES:

·        Educação Física todos os dias;
. Inscrições dos Jogos Escolares;
. Esportes todos os dias no Mais Educação.

*VENDE-SE:

. Tiara, 2,00 R$ com a aluna Ana Lívia 6ª A.
. Bombons, 1,00 R$, com a Prof.ª Eunice 
. Avon, natura e outros com os professores.














DATAS COMEMORATIVAS DE MAIO:

01 · Dia Mundial do Trabalho
02 ·  Dia Nacional do Ex-combatente
02 · Dia do Taquígrafo
03 · Dia do Sertanejo
03 . Assinatura da Ata de Constituição do
Museu de Arte Moderna RJ - (1948)
03 . Dia Mundial da Liberdade de Imprensa
05 · Dia de Rondon
05 · Dia da Comunidade
05 · Dia Nacional do Expedicionário
05 · Dia do Artista Pintor
05 . Dia do Marechal Rondon
06 · Dia do Cartógrafo
07 · Dia do Oftalmologista
07 · Dia do Silêncio
08 · Dia da Vitória
08 · Dia do Profissional Marketing
08 · Dia do Artista Plástico
08 · Internacional da Cruz Vermelha
08. Dia das Mães
09 · Dia da Europa
10 · Dia da Cavalaria
10 · Dia do Campo
11 · Integração do Telégrafo no Brasil
12 · Dia Mundial do Enfermeiro
13 · Abolição da Escravatura
13 · Dia da Fraternidade Brasileira
13 · Dia do Automóvel
14 · Dia Continental do Seguro
15 · Dia do Assistente Social
15 · Dia do Gerente Bancário
16 · Dia do Gari
17 · Dia Internacional da Comunicação e das Telecomunicações
17 · Dia da Constituição
18 · Dia dos Vidreiros
18 · Dia Internacional dos Museus
19 · Dia dos Acadêmicos do Direito
20 . Ascensão do Senhor
20 · Dia do Comissário de Menores
21 · Dia da Língua Nacional
22 · Dia do Apicultor
23 · Dia da Juventude Constitucionalista
24 · Dia da Infantaria
24 · Dia do Datilógrafo
24 · Dia do Detento
24 · Dia do Telegrafista
24 · Dia do Vestibulando
25 · Dia da Indústria
25 · Dia do Massagista
25 · Dia do Trabalhador Rural
25 . Dia do Vigilante
27 · Dia do Profissional Liberal
29 · Dia do Estatístico
29 · Dia do Geógrafo
30 · Dia do Geólogo
30 · Dia das Bandeiras
31 · Dia do Comissário de Bordo
31 · Dia Mundial das Comunicações Sociais




Eliana, Vanessa 9ª C                                                       Steffane 9ª A


FICHA TÉCNICA

*EDITORES: Sara 14 anos (9ª C)   
 Maria Jaqueline (9ª B)  Vanessa (9ª A)   

Repórteres:
(9ªC): Gabriel ,  Ricardo Pereira , Ricardo Henrique, Hitalo, Francisca , Layana, Beatriz, Yanka, Maria Jaciara, Adriana, Jean, Igo, Eliana, Yohanna.

(9ª B): Ronicleiton, Ângela, Aurielle, Geisa, Kelmara, Weslaine, Bruno, Bianca, Marcos, João Pedro, Jailson, Wesley, Crysciley, Mayke. (9ª A):   


?  


(9ª A)  Steffane, Karina, Joana , Adrielle, Wanderson Lucas, Lázaro, Mariana, Valdilene, Caroline, José  Wilson,     Natalia, Cristina, Elielton .


Responsáveis: Profª Rosilene e alunos dos 9ºs A, B e C, revisado pela Profª Msc Cleres.                                                                                        

domingo, 15 de maio de 2011

Arte Africana / AULA DE ARTE E EXERCÍCIOS


                                   Arte Africana
       
Características da arte africana, exemplos, influências, obras de arte, elementos artísticos e culturais, máscaras de madeira, obras em ouro e marfim, as esculturas e pinturas, influências e arte afro-brasileira
arte africana - máscara de madeiraMáscara de Madeira
                               Introdução 
A arte africana é um conjunto de manifestações artísticas produzidas pelos povos da África subsaariana ao longo da história.
                   História e características da arte africana 
    O continente africano acolhe uma grande variedade de culturas, caracterizadas cada uma delas por um idioma próprio, tradições e formas artísticas características. O deserto do Saara atuou e continua atuando como uma barreira natural entre o norte da África e o resto do continente. Os registros históricos e artísticos demonstram indícios que confirmam uma série de influências entre as duas zonas. Estas trocas culturais foram facilitadas pelas rotas de comércio que atravessam a África desde a antiguidade. 
   Podemos identificar atualmente, na região sul do Saara, características da arte islâmica, assim como formas arquitetônicas de influência norte-africana. Pesquisas arqueológicas demonstram uma forte influência cultural e artística do Egito Antigo nas civilizações africanas do sul do Saara. 
    A arte africana é um reflexo fiel das ricas histórias, mitos, crenças e filosofia dos habitantes deste enorme continente. A riqueza desta arte tem fornecido matéria-prima e inspiração para vários movimentos artísticos contemporâneos da América e da Europa. Artistas do século XX admiraram a importância da abstração e do naturalismo na arte africana. 
   A história da arte africana remonta o período pré-histórico. As formas artísticas mais antigas são as pinturas e gravações em pedra de Tassili e Ennedi, na região do Saara (6000 AC ao século I da nossa era).   
arte africana
Igbo-Ukwu: arte
 africana em bronze
Outros exemplos da arte primitiva africana são as esculturas modeladas em argila dos artistas da cultura Nok (norte da Nigéria), feitas entre 500 AC e 200 DC. Destacam-se também os trabalhos decorativos de bronze de Igbo-Ukwu (séculos IX e X) e as magníficas esculturas em bronze e terracota de Ifé (do século XII al XV). Estas últimas mostram a habilidade técnica e estão representadas de forma tão naturalista que, até pouco tempo atrás, acreditava-se ter inspirações na arte da Grécia Antiga.   
     Os povos africanos faziam seus objetos de arte utilizando diversos elementos da natureza. Faziam esculturas de marfim, máscaras entalhadas em madeira e ornamentos em ouro e bronze. Os temas retratados nas obras de arte remetem ao cotidiano, a religião e aos aspectos naturais da região. Desta forma, esculpiam e pintavam mitos, animais da floresta, cenas das tradições, personagens do cotidiano etc. 
      Chegada ao Brasil 
    A arte africana chegou ao Brasil através dos escravos, que foram trazidos para cá pelos portugueses durante os períodos colonial e imperial. Em muitos casos, os elementos artísticos africanos fundiram-se com os indígenas e portugueses, para gerar novos componentes artísticos de uma magnifíca arte afro-brasileira. 
Negros jogando capoeira no Brasil (Rugendas, c. 1830).
Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade. A cultura da África chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pelos escravos negros na época do tráfico transatlântico de escravos. No Brasil a cultura africana sofreu também a influência das culturas europeia (principalmente portuguesa) e indígena, de forma que características de origem africana na cultura brasileira encontram-se em geral mescladas a outras referências culturais.
Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares. Os estados do Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados pela cultura de origem africana, tanto pela quantidade de escravos recebidos durante a época do tráfico como pela migração interna dos escravos após o fim do ciclo da cana-de-açúcar na região Nordeste.
Ainda que tradicionalmente desvalorizados na época colonial e no século XIX, os aspectos da cultura brasileira de origem africana passaram por um processo de revalorização a partir do século XX que continua até os dias de hoje.

Leia o texto da folha sobre arte africana e responda as questões.

1ª Quais as características da arte africana?
2ª O que é arte africana?
3ª O que acolhe o continente africano?
4ª O que atuou e continua atuando como uma barreira natural entre o norte da África e o resto do continente?
5ª O que demonstram as pesquisas arqueológicas?
6ª De que a arte africana é reflexo fiel?
7ª O que fornece a riqueza da arte africana?
8ª Quais as formas artísticas mais antigas da arte africana?
 9ª Cite outros exemplos da arte primitiva africana?
10ª  Quais os elementos da natureza que os povos africanos faziam seus objetos?
11ª Quais os temas retratados nas obras?
12ª Como chegou a arte africana no Brasil?
13ª O que denomina cultura afro-brasileira?
14ª  Quais os traços fortes da cultura africana encontrados hoje na cultura brasileira?
15ª Quais os estados que foram os mais influenciados pela cultura de origem africana?