domingo, 24 de abril de 2011

Dinamicas na Educação Infantil até 4ª série - O Barbante

Dinamicas na Educação Infantil até 4ª série - O Barbante

O principal objetivo desse dinâmica para professores de educação infantil é integrar os alunos de uma maneira divertida promovendo a aprendizagem.
Grupo: alunos de pré-escola à 4a série.
Tempo: 1 aula
Local: A brincadeira pode acontecer na classe ou no pátio, dependendo do tamanho da turma.
Material: bastam um rolo de barbante e uma tesoura sem ponta para começar a brincadeira.
Desenvolvimento: Forme com os alunos uma grande roda e, em seguida, cada criança mede três palmos do cordão, corta para si e passa o rolo adiante.
Sugira que cada um brinque com o seu pedacinho de barbante.
Balançando o cordão no ar ou formando uma bolinha com ele, por exemplo, as crianças podem perceber sua textura, flexibilidade e versatilidade. Depois, toda a turma, incluindo o professor, cria no chão um desenho com o seu pedaço de barbante.
Prontas as obras, o grupo analisa figura por figura. Comentários e interpretações são muito bemvindos.
Após percorrer toda a exposição, cada um desfaz o seu desenho e amarra, ponta com ponta, seu barbante ao dos vizinhos.
Abaixados ao redor desse grande círculo feito de cordão, as crianças devem criar uma única figura.
Proponha que refaçam juntos, alguns dos desenhos feitos individualmente. No final, em círculo, a turma conversa sobre o que cada um sentiu no decorrer da brincadeira.
Enquanto as crianças escolhem juntas qual o desenho irão fazer e colocam a idéia em prática, o professor aproveitará para observá-las. Nessa fase da brincadeira surgem muitas idéias e cada aluno quer falar mais alto que o colega.
Alguns buscam argumentos para as suas sugestões, outros ficam chateados, debocham da situação, ameaçam abandonar a roda e, às vezes, cumprem a palavra.
O professor deve ficar atento ao comportamento da turma durante esses momentos de tensão. Eles serão produtivos se você abandonar sua posição de coordenador e deixar o grupo resolver seus impasses, ainda que a solução encontrada não seja, na sua opinião, a melhor.
Conclusão: Por meio desse jogo, os alunos tomam consciência de seu potencial criativo e se familiarizam com as atividades em equipe.
É muito interessante repetir a brincadeira com a mesma classe semanas depois. É hora de comparar os processos de criação com o barbante, avaliando a evolução do grupo diante de um trabalho coletivo.

Dinamica para primeiros dias de aula

Dinamica para primeiros dias de aula - Blocos Lógicos, o Jogo

Objetivos: Organização de sistemas lógicos de classificação. Construção das noções de conjunto; elemento e atributo. Inclusão, exclusão e pertinência.
Preparação: Pegue a caixa com o material de blocos lógicos.
Apresente o material às crianças para que classifiquem os blocos.
Crie junto com os alunos os atributos que serão dados para os tipos de blocos existentes.
Exemplos:
a) as quatro formas: círculo, quadrado, retângulo e triângulo. b) as duas espessuras: grosso e fino
c) os dois tamanhos: pequeno e grande d) as cores: amarelo, azul e vermelho Desenrolar:
Faça em cartolina um quadro. Primeiramente, escolha apenas um atributo (quadrada). Exemplo: separar apenas as peças quadradas.
Peça aos alunos que separem os blocos de acordo com o atributo escolhido. Depois, vá acrescentando atributos à peça escolhida: vermelha, fina, pequena. Os alunos irão completar o quadro com a peça quadrada, pequena, fina e vermelha.
Divida a classe em grupos e o primeiro que descobrir qual é a peça, ganha um ponto para o grupo.
Conclusão: O aluno vai estimular a visão do objeto e lidar com sua imagem mental através de classificações dos atributos estabelecidos.

História da Páscoa


Páscoa, a renovação do ideário cristão.
Desde o mundo antigo, a páscoa consiste em uma das mais importantes datas do calendário de festividades do mundo cristão. Sua mais conhecida conotação religiosa se vincula aos três dias que marcam a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Entretanto, muitos estudiosos tentam dar outra interpretação a esse fato, trazendo uma consideração, uma visão menos denotativa à história da ressurreição.

Em uma perspectiva histórica da formação das crenças cristãs, alguns estudiosos apontam que o cristianismo, ao florescer em sociedades marcadas pelo politeísmo e por várias narrativas míticas, acabou incorporando a ideia de imortalidade presente em outras manifestações religiosas. De acordo com os pesquisadores M. Goguel, C. Guignebert, e A. Loisy, a morte trágica seguida do processo de ressurreição vinculada a Jesus em muito se assemelha às histórias de outros deuses como Osíris, Attis e Adônis.

Estudos mais recentes apontam que essa associação entre a páscoa cristã e outras narrativas mitológicas está equivocada. A própria concepção de mundo e as funções pelas quais o processo de morte e ressurreição assumem nas crenças orientais e greco-romanas não podem ser vistas da mesma maneira que na construção do ideário cristão. O estudioso A. D. Nock aponta para o fato de que no cristianismo a crença na veracidade da história bíblica é uma chave fundamental de seu pensamento ausente na maioria das religiões que coexistiram na Antiguidade.

Interpretações mais vinculadas à própria cultura judaica e à narrativa Bíblica apontam a Páscoa como uma nova resignificação da festividade de libertação dos hebreus do cativeiro egípcio. Nessa visão, a libertação do cativeiro, enquanto um episódio de redenção do povo hebreu, se equipararia à renovação do Cristo que concedeu uma nova esperança aos cristãos. Apesar de a narrativa bíblica afirmar que o episódio da ressurreição foi próximo à festa judaica, a definição do dia da Páscoa causou uma contenda junto aos representantes da Igreja.

No ano de 325, durante o Concílio de Niceia houve a primeira tentativa de se estabelecer uma data que desse fim às contendas com respeito ao dia da Páscoa. Mesmo tentando resolver a questão, só no século XVI – com a adoção do calendário gregoriano – as dificuldades de se precisar a data da páscoa foram amenizadas. A data ficou estipulada no primeiro domingo, após a primeira Lua cheia do Equinócio da Primavera, entre os dias 21 de março e 25 de abril.

Mesmo sendo alvo de tantas explicações e contendas, a Páscoa marca um período de renovação entre os cristãos, onde a morte de Jesus deve ser lembrada com resignação e alegria. Ao mesmo tempo, traz aos cristãos a renovação de todo um conjunto de valores fundamentais à sua prática religiosa.

terça-feira, 19 de abril de 2011

10ª questão da prova do 1º bimestre para os 9º anos, A,B,C/ REDAÇÃO.


10ª)  Crie uma história em  quadrinhos, escolhendo um dos personagens das figuras abaixo ou crie a sua própria personagem. Boa sorte.
.

10ª questão da prova do 1º bimestre para os 8º anos, A,B,C/ REDAÇÃO.


TEXTO              FOTOS  MASCULINA E FEMININA
10ª) Observe  as fotos, lembra autorretratos,  e  conforme seu aprendizado, crie um autorretrato, de alguém de sua família. No mínimo, 25 linhas. Não esqueça o título e letra maiúscula no inicio. 

sábado, 16 de abril de 2011

Prova pra simulado para Ensino Funtamental / 8º e 9º Anos/ abril de 2011

ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE
NOME________________ PROFª Rosilene  TURMAº____
          Simulado de Português – Abril- 2011-8º Anos A, B e C

   TEXTO I          O bicho
Vi ontem um bicho.
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato.
Não era um rato. 
O bicho, meu Deus, era um homem.
BANDEIRA, Manuel. Poesias reunidas. Rio de Janeiro: Ática, 1985.

1ª) O autor usou no texto um  substantivo comum racional. Marque a alternativa que indique- o:
a) gato                            b) homem
c) rato                             d) cão
2ª) O que motivo levou o bicho a catar restos foi:
a) a própria fome.
b) a imundice do pátio.
c) o cheiro da comida.
d) a amizade pelo cão.
3ª)  Indique a única alternativa em que nenhuma palavra deve ser acentuada graficamente.
a) lapis, canoa, abacaxi, jovens.
b) Deus, sozinho, aquele, traiu.
c) saudade, onix, grau, cao.
d) voo, legua, assim, patio.
TEXTO I I               O disfarce dos bichos
  Você já tentou pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou? Se isso aconteceu é porque o graveto era um inseto conhecido como “bicho-pau”. Ele é tão parecido com o galhinho, que pode ser confundido com o graveto.
  Existem lagartas que se parecem com raminhos de plantas. E há grilos que imitam folhas. Muitos animais ficam com a cor e a forma dos lugares em que estão. Eles fazem isso para se defender dos inimigos ou capturar outros bichos que servem de alimento. Esses truques são chamados de mimetismo, isto é, imitação.
  O cientista inglês Henry Walter Bates foi quem descobriu o mimetismo. Ele passou 11 anos na selva amazônica estudando os animais.
                   MAVIAEL MONTEIRO, José. Bichos que usam disfarces para defesa. FOLHINHA

4ª) O autor do texto O disfarce dos bichos é:
a) José Maviael Monteiro              b) Maviael Monteiro José
c) Henry Walter Bates                   d) O cientista Inglês 
5ª)  O bicho-pau se parece com:
a) florzinha seca.
d) folhinha verde.
c) galhinho seco.
d) raminho de planta.
6ª) Marque a classe gramatical a que pertence a palavra destacada na frase abaixo.
Esses truques são chamados de mimetismo, isto é, imitação.
a)  artigo
b)  adjetivo
c)  verbo
d) substantivo
TEXTO I I I

7ª) No primeiro quadrinho, a Mônica pensou que o lagarto era um desenho. Ao usar a expressão “DA HORA” ela deu a entender que o desenho:
a) tinha acabado de ser feito.
b) durava somente uma hora.
c) era moda entre a turma.
d) deveria ser usado na hora.
  “UAU ” é considerado morfologicamente uma classe de palavra:
a)  interjeição                            b)  verbo
c) substantivo                            d)  pronome
9ª) O autor dos quadrinhos mostra nas cenas um tipo de substantivo abstrato, qual é ele?
a) falsidade                              b) violência
c) amizade                               d)  companheirismo
TEXTO IV


10ª) Observe o quadrinho e crie um texto dissertativo no seu caderno, com 3 parágrafos, com no mínimo 5 linhas cada, em relação a posição do homem diante da mulher  atualmente. Não esqueça do título. Boa sorte.


















ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE
NOME________________ PROFª Rosilene  TURMAº____
          Simulado de Português – Abril- 2011-9º Anos A, B e C

TEXTO I       A Costureira das Fadas

         Depois do jantar, o príncipe levou Narizinho à casa da melhor costureira do reino. Era uma aranha de Paris, que sabia fazer vestidos lindos, lindos até não poder mais! Ela mesma tecia a fazenda, ela mesma inventava as modas.
– Dona Aranha – disse o príncipe – quero que faça para esta ilustre dama o vestido mais bonito do mundo. Vou dar uma grande festa em sua honra e quero vê-la deslumbrar a corte.
Disse e retirou-se. Dona Aranha tomou da fita métrica e, ajudada por seis aranhinhas muito espertas, principiou a tomar as medidas. Depois teceu depressa,
MONTEIRO LOBATO, José Bento. Reinações de Narizinho. São Paulo: Brasiliense, 1973.
1ª)  A idéia central está em:
a)  O vestido de Narizinho.            b) A  grande festa
c)  A ilustre costureira                   d)  O amor do príncipe pela sua amada.
2ª) “— Dona Aranha — disse ao príncipe — quero que faça para esta ilustre dama o ves­tido mais bonito do mundo. Vou dar uma grande festa em sua honra e quero vê-la deslumbrar a corte.”
A expressão vê-la (ℓ. 5) se refere à
a) Fada.                             b) Cinderela.
c) Dona Aranha.                d) Narizinho.
3ª) Marque o único vocábulo acentuado incorretamente.
a) pára (verbo).                  d) vê-la.
b) pelo (cabelo).                 c) pôr (verbo).
TEXTO I I      A Raposa e o Cancão
       Passara a manhã chovendo, e o Cancão todo molhado, sem poder voar, estava tristemente pousado à beira de uma estrada. Veio a raposa e levou-o na boca para os filhinhos. Mas o caminho era longo e o sol ardente. Mestre Cancão enxugou e começou a cuidar do meio de escapar à raposa. Passam perto de um povoado. Uns meninos que brincavam começam a dirigir desaforos à astuciosa caçadora. Vai o Cancão e fala:
— Comadre raposa, isto é um desaforo! Eu se fosse você não agüentava! Pas­sava uma descompostura!...
      A raposa abre a boca num impropério terrível contra a criançada. O Cancão voa, pousa triunfantemente num galho e ajuda a vaiá-la...
        CASCUDO, Luís Câmara. Contos tradicionais do Brasil. 16ª ed. Rio de Janeiro:          Ediouro, 2001
4ª) No final da história, a raposa foi:
a) corajosa.                       b) cuidadosa.
c) esperta.                         d) ingênua.
5ª) Nas frases abaixo, escreva 1 para as formas verbais corretas e 2 para as incorretas.
( 2 ) Nós vimos ontem do pantanal.               
 ( 1 ) Vós rides de mim sem motivo.
( 2 ) Mesmo assim tu me respondestes.          
( 1 ) Sempre requeiro os meus direitos.
( 2 ) Esteje pronto às vinte e duas horas.
A seqüência correta dos números nos parênteses é:
a) 2, 2, 2, 1, 1.               d) 1, 2, 2, 1, 2.
b) 1, 2, 1, 2, 1.               c) 2, 1, 2, 1, 2
TEXTO I I I    
Jim Meddick. “Robô”. In folha de São Paulo, 27/04/1993.
6ª) No 3º quadrinho, a expressão do personagem e sua fala "AHHH!" indica que ele ficou:
a) acanhado.                         b) aterrorizado.
c) decepcionado.                  d) estressado.
7ª) Assinale a alternativa em que os três substantivos estão grafados corretamente no plural:
a) galinhas- morta; guardas- freios; inspetor-gerais
b) decretos -leis; diretor- gerentes; espíritos- santos
c) cabeças - duras; puros -sangues; capitães- tenentes
d) águas- de- cheiro; águas- furtadas; baixos- relevos
8ª) As conjunções são utilizadas para ligar as orações e estabelecer relação entre elas. Marque a alternativa, onde todas as palavras  são conjunções.
a) abacaxi, criança, sorriso, caminhos.       b) difícil, trabalhoso, gentil, bonita.
c) ele, nós, você, tu.                                    d) porque, mas, quando, e.
9ª) Quais das referencias citadas abaixo se refere a este autor Monteiro Lobato:
a) Jim Meddick. “Robô”. In folha de São Paulo, 27/04/1993..
b) Contos tradicionais do Brasil. 16ª ed. Rio de Janeiro, Ediouro, 2001
c) Reinações de Narizinho. São Paulo: Brasiliense, 1973.
d) Nenhuma das alternativas.
TEXTO IV

10ª) Observe o quadrinho e crie um texto dissertativo no seu caderno, com 5 parágrafos,com no mínimo 5 linhas cada, em relação a posição do homem diante da mulher  atualmente. Não esqueça  do título. Boa sorte.





sexta-feira, 15 de abril de 2011

Educadores param BR 135 para denunciar caos na educação

Educadores param BR 135 para denunciar caos na educação

Em campanha por educação de qualidade no Maranhão, cerca de 1.500 educadores da rede pública estadual pararam o trânsito na BR 135, estrada que dá acesso a São Luís, na manhã desta quinta-feira (14), um ato de protesto com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a situação de caos que se encontra a rede estadual de ensino.

Os profissionais de educação do estado estão em greve desde o dia primeiro de março deste ano, cobrando do governo o cumprimento do piso salarial da categoria e a aprovação e implantação do Estatuto do Educador, que garante o plano de carreira dos educadores, além de outras reivindicações.

Vieram educadores de municípios de todas as regiões do Maranhão participar do protesto organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA). Por mais de uma hora, os manifestantes interditaram os dois sentidos da BR, no quilômetro 30, em Campo de Perizes, e fizeram uma grande passeata até a Estiva, passando pela ponte que dá acesso à ilha.

Uma extensa fila de veículos se formou na estrada por conta da manifestação dos educadores, mas não houve tumulto. A Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar estiveram no local, mas não fizeram nenhuma ação para reprimir o ato dos trabalhadores.


“Foi uma manifestação pacífica, cujo objetivo era chamar a atenção da sociedade para o caos na educação estadual, na expectativa de que haja uma retomada das negociações com o governo do Estado para chegarmos a um acordo que atenda ao pleito da categoria e resolva o impasse”, explicou o diretor de comunicação do sindicato, Júlio Guterres.

Professores enterram governadora Roseana Sarney em ato simbólico na frente do Palácio dos Leões


Esta é a capa do Jornal Pequeno de hoje, pra quem acha que acabou a greve, veja que a coisa tá é pegando fogo em todo o Estado.

Diz a matéria do Pequeno:
O enterro simbólico da governadora Roseana Sarney em frente ao Palácio dos Leões, ocorrido na noite de ontem (14) com direito a cortejo fúnebre pelas ruas do Centro de São Luís, foi a demonstração do sentimento de revolta dos trabalhadores da educação com a postura do executivo estadual com relação à educação e ao tratamento dispensado aos educadores, em greve há mais de quarenta dias. Eles reivindicam a implantação do Estatuto do Educador, além do piso salarial, previsto em Lei.

Dramatização sobre coleta seletiva


TÍTULO: Coleta Seletiva
ÁREAS DO CONHECIMENTO:  Meio Ambiente
EIXO DE TRAVENSVERSALIDADE: Temas Transversais
NÍVEL DE ENSINO: Fundamental do 6º ao 9º ano
PROFESSORES RESPONSÁVEIS:  Rosilene Alves Simões e Rosinete Teixeira Rosa
DESIGNER  INSTRUCIONAL RESPONSÁVEL: Brasil Oline
CENÁRIOS UTILIZADOS NA AULA: Escola
PERSONAGENS UTILIZADOS NA AULA: Alunos: Acassio e Vanessa , Jailson e Kelmara,  Ricardo e Beatriz, Profª Rosilene e Rosinete. Todos os alunos e direção.







CENA 1

SUGESTÃO DE TELA:  Escola : sala de aula

 Descrição do posicionamento no cenário: O professor na sala de aula, explicando sobre a coleta seletiva.

PROFª  ROSILENE:Meninos  vocês já ouviram falar sobre a coleta seletiva? O que é? Quais os tipos?

ALUNO ACASSIO: Sim professora. É aquela que temos que separar os tipos de lixo.

ALUNA VANESSA: Por exemplo: plástico, vidro, papel, metal e orgânico.

PROFª  ROSILENE: Muito bem alunos,  vocês foram bem nas suas  respostas. E então o que devemos fazer?

ALUNO RICARDO: Que tal agente fazer aqui na nossa escola professora?

ALUNA BEATRIZ: Boa sugestão!  Vamos falar com a diretora.

TODOS OS ALUNOS: Vamosssssssssss!!!!!!!!!












CENA 2

SUGESTÃO DE TELA:  Alunos na diretoria

Descrição do posicionamento no cenário: Diretoria

TODOS ALUNOS: Boa tarde  diretora.

DIRETORA: Boa tarde!

ALUNO JAILSON: Diretora andamos estudando sobre a coleta seletiva.  O  que achas de implantarmos aqui na escola?

DIRETORA: Boa idéia! Mas para isso,  todos vocês têm que colaborarem em colocar os lixos nos seus devidos lugares.

TODOS ALUNOS: Sim.

ALUNA  KELMARA: Vamos para o pátio,  fazer e organizar os latões com  os tipos de lixos.






CENA 3

SUGESTÃO DE TELA:  Alunos e professores  no pátio.

Descrição do posicionamento no cenário: Pátio da escola

PROFESSORA ROSINETE:   Ricardo, junte-se com mais dois colegas e  peguem  o latão de papel e vão coletando os papéis do pátio.

ALUNO RICARDO: Sim professora. Vamos colegas.


PROFESSORA ROSILENE:  Beatriz e Kelmara,  vão e peguem o latão de metal e juntem com mais colegas e vão coletar os metais encontrados na área da escola.

ALUNA BEATRIZ: Vamos Kelmara, vamos convidar a Joana, a Leia e vamos fazer nossa parte.

PROFESSORA ROSINETE: Os demais, juntem de três em três e peguem os latões de vidro, orgânico e plástico e coletem os lixos encontrados.

PROFESSORA ROSINETE: Dessa forma manteremos nossa escola limpa e os lixos nos seus devidos lugares.





CENA 4

SUGESTÃO DE TELA:  Professores e alunos na sala de aula

Descrição do posicionamento no cenário: Sala de aula

PROFESSORA ROSILENE: E ai turma turma, gostaram do trabalho que vocês fizeram?

TODOS ALUNOS: Sim professora.


PROFESSORA ROSILENE: Vamos continuar preservando o pátio limpo e colocando os lixos em seus devidos lugares.

PROFESSORA ROSINETE; Sim,  todos faça  sua parte, e assim  a escola vai continuar sempre limpa.

ALUNO ACASSIO: É verdade professora. Tchau!




JORNAL PAULO FREIRE O FUTURO EM SUAS MÃOS / ABRIL /2011



JORNAL PAULO FREIRE  



            
      O FUTURO EM SUAS MÃOS                              
                                  


          


  


ANO - 07 - Nº38         IMPERATRIZ - MA                  ABRIL – 2011

JORNAL PAULO FREIRE O FUTURO EM SUAS MÃOS --- ANO 07 ---Nº 38                                                                       
                                     IMPERATRIZ-MA




       A mulher que mostra o poder do seu intelecto merece mais respeito que a mulher que mostra o poder das suas pernas. Mas os homens preferem sempre as pernas.

                    (autor desconhecido)

                                       ÍNDICE


01---Fotos de destaque................................................................................................ .2
        02---Fala dos professores..............................................................................................3
        03---Noticias Importantes da escola.............................................................................4
        04---Noticias Importantes do mundo ...........................................................................6
        05---Criações dos alunos  ............................................................................................7
        06---Aniversariantes de Abril.......................................................................................8
        07---Recadinhos do coração.........................................................................................9
        08---Você sabia..........................................................................................................10
        09---Entrevista............................................................................................................10
        10--- Historia em quadrinhos......................................................................................11
        11---Dicas...................................................................................................................12
        12---Saia do sério.......................................................................................................13
        13 ---TI TI TI da escola..............................................................................................14
        14 ---Desafios.............................................................................................................14
15--- Charges..............................................................................................................15
16 ---Momento de Reflexão.......................................................................................16
17- --Classificados......................................................................................................16




 Responsáveis: Profª Rosilene e alunos dos 9ºs A, B e C, revisado pela Profª Msc Cleres.                                                                                        







JORNAL PAULO FREIRE O FUTURO EM SUAS MÃOS --- ANO 07 --- Nº 38                                                                       
                                    IMPERATRIZ – MA

                                       FOTOS DE DESTAQUE

 Direção: Isaura, Cleres, Marly                        As profªs: Rosilene, Flory, Ana Paula
 Os profºs: Rose, Rosinete, Max, Ana,Vi.       9º ANO B-Apresentação      
        9º ANO C-Apresentação                           Alunos ganhadores- Turno Matutino

JORNAL PAULO FREIRE O FUTURO EM SUAS MÃOS --- ANO 07 --- Nº 38
IMPERATRIZ – MA



PROJETO MULHER – FALAS


         O conselho Tutelar pode está ajudando uma mulher adolescente, que foi violentada através de atendimento psicológico, encaminhando-a, a abrigos, tirando da situação de risco.  O mesmo dá apoio, com relação ao sentimento de culpa que na verdade o verdadeiro culpado é o agressor.

                                                Odair e Frederico (conselheiros)- 9131-8336



        A mulher em Imperatriz tem uma grande força, pois cedo começou a se organizar.
 Desde 1971, Há 40 anos iniciaram o primeiro grupo, o clube das mães. Hoje temos a Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher, que tem o objetivo de articular, conscientizar e desenvolver políticas publica, para que a mulher tenha cada vez mais vida digna.


                                              Conceição Formiga (Secretaria Municipal da Mulher)



                                                                                                                                                                                                               

                         FALA DOS PROFESSORES


    Estudem! Nunca desistam. Um bom futuro depende de como vocês estão levando à sério os estudos no presente.
                                         Profª  Rosilene



Vamos levar a escola a sério para enriquecer seus conhecimentos.
                                           Profº  Rosilene 



Nunca desistam de estudar, pois o futuro de cada um de vocês em especial, depende exclusivamente dos estudos.
                                   Profª Joana D´arc 




JORNAL PAULO  FREIRE O FUTURO EM SUAS MÃOS ---  ANO 07 --- Nº 38
IMPERATRIZ – MA

                                         NOTÍCIAS IMPORTANTES DA ESCOLA

O Projeto Mensal “Toda mulher tem direito a uma vida sem violência.”       

         O Projeto Mensal “Toda mulher tem direito a uma vida sem violência.” Foi executado em todo mês de março, sendo que a culminância começou no turno matutino, com o fundamental menor, no dia 30, tendo a participação de todos os professores, e uma ilustre palestrante, que deu também sua contribuição sobre o assunto, Conceição Formiga- Secretária Municipal da Mulher. Neste momento teve grandes apresentações dos alunos mostrando os seus aprendizados. Veja as fotos.
          O mesmo continuou no dia 31 de março, nos dois turnos, matutino e vespertino com a participação também dos professores do Ensino Fundamental Maior e seus alunos. Os alunos apresentaram suas criações e concorreram a medalhas e prêmios. Também tiveram neste momento participação importante de pessoas de fora da escola que vieram dá sua fala a respeito do assunto. Os mesmos foram: Drª Sara (Juíza da Vara da mulher), Odair e Frederico (conselheiros), e Livaldo Fregona (Escritor e Jornalista). Confira as fotos.
         Na culminância do projeto também. A professora Dilma comentou como a mulher é tratada pelo o homem ou vice versa. Na contribuição da Doutora Sara, ela falou que a cada 15 segundos a mulher é agredida.
 

Planejamento Mensal – Abril

Dia 1º de Abril, às 08h00min, começou o planejamento mensal.  No primeiro momento houve uma dinâmica com o tema Se eu te desse. Em seguida, uma fala da direção mostrando um certificado de honra ao mérito que a escola recebeu por adquirir uma boa nota no IDEB.  O mesmo continuou com apresentação do cronograma do mês de abril, onde foram destacadas algumas ações como simulado mensal envolvendo os educandos do 5º ao 9º, com o uso do gabarito. Houve também a socialização do Projeto a viagem através da leitura são as ações. Confira as fotos.

 
O projeto Mais Educação

O projeto mais educação é um grande projeto que ajuda os alunos a terem grandes capacidades para o futuro. É como uma aula normal, que envolve música, Inglês, educação física etc.. Os alunos gostam muito do projeto mais educação, por que é bom demais. O vôlei e o Handebol são os esportes que mais gostamos de jogar. Gostamos também da matéria de Língua Inglesa e Iniciação a pesquisa cientifica. 

Dengue

A professora dos alunos do 7º A, passou a importância que eles têm em combater a dengue. Se você não ajudar no combate da dengue, você e sua família podem pegá-lo. A mesma mostra as formas no qual você pode está detectando os sintomas da dengue: dor de cabeça, febre e enjoou, qual quer desses sintomas procure o médico. .



                                                    Layza, Valdilene e Ana Claudia 9º A


                                                                                                                                      5
JORNAL PAULO FREIRE O FUTURO EM SUAS MÃOS --- ANO 07 --- Nº 38
IMPERATRIZ-MA



NOTÍCIAS IMPORTANTES DO MUNDO

            Morre Jackson Lago, ex-governador do Maranhão

         Ele estava internado no Hospital do Coração, em SP, devido a um câncer.
Em 2010, tentou se eleger governador, mas perdeu para Roseana Sarney.
         O ex-governador do Maranhão Jackson Lago (PDT) morreu às 18h30 desta segunda-feira (4) em São Paulo, de acordo com a assessoria do Hospital do Coração (HCor). Aos 76 anos, ele deixou mulher, três filhos e seis netos. Nascido em Pedreiras (MA), era médico de formação.


        Polícia procura acusada de mandante da morte do marido

O médico Antonio Lopes Varão foi assassinado, por tiros no fim do ano passado dentro do hospital.
O Disque denúncia do Maranhão oferece a recompensa de R$ 2 mil por informações que levem ao paradeiro de Salete Silva Varão, acusada de ser mandante do assassinato do ex-marido, o médico clínico-geral Antonio Lopes Varão, 61 anos.



                   Corpo é encontrado carbonizado em caminhonete

Uma caminhonete S10 foi encontrada carbonizada no Km 20 da BR-222 na manhã desse sábado (2). Uma pessoa estava no veículo e também ficou carbonizada. Segundo as primeiras informações, uma garrafa de álcool foi encontrada ao lado do veículo.



                             Morte de um pai de uma aluna da escola

HOMENAGEM
Um fim não perdoado
                                                                       Antônio Junior

       Um homem tão respeitado, porque assim? Um dia você achou uma mulher com tanto carinho e amor deixou nós, por que assim? Vamos descobrir por que foi assim? Um homem de alegria, sem nada a temer você, foi verdadeiro, um homem corajoso, vai ter revolta por nós. Gostamos de você e isso vai ter um fim, vai ser longe, vamos descobrir quem fez isso com você.
                                                                  Fala de Eva Karoline 8º C                                                                                                                                        




JORNAL PAULO FREIRE O FUTURO EM SUAS MÃOS --- ANO 07 --- Nº 38                                                                       
                                    IMPERATRIZ – MA


                      CRIAÇÕES DOS ALUNOS
       Mulher

Batatinha quando nasce.
Se esparrama pelo chão.
Maria da Penha quando aparece.
Bota homem na prisão.

Homem quando é homem.
Não precisa se mostrar.
Pois não bata na mulher.
Para na cadeia não parar.

A mulher Maria da Penha.
Ela é bem estudada.
Estudou para defender a mulher.
Para não ser maltratada.

Keila – 7º E – (1º lugar do turno vespertino)

Talita Monteiro – 6º A - (1º lugar do turno matutino) destaque no Jornal o Progresso do dia 03 de Abril de 2011. Parabéns jovens continuem assim, escrevendo bastante.




JORNAL PAULO FREIRE O FUTURO EM SUAS MÃOS --- ANO 07 ---Nº 38                                                                       
                                    IMPERATRIZ-MA



                             ANIVERSÁRIANTES


        "Feliz aniversário. Que cumpras cada dia melhor promessa de felicidade, amor e paz."


                     *ABRIL: 


Igor- 06- 9º A
Ellen-20 -9º A
Marina-07 -9º A
Lucas-18
Vanessa-07
Thalia-18
Lorrany-20
Sabrina-17
Thalia-20
Wesley-20
Cosmo e Damião -21
Carol – 21
 Bruno -29
Valdilene -28
Adriana -24- 8º D
Escarlelhy- 29- 8º D
Rakel Noleto- 24- 8º D
Maricleia- 18- 8º D
Vitória- 21- Profª
Weliton – 06- 7º E
Ozeia-01- 7º E
Daniel-14-7ºE
Julia-26-6ºD
Aniely-24-6º D
Cassiano-01-6ºD
Wendel-27- 6º D
Luis Eduardo – 25- 6º D
Marcelo- 23- 6º D
Gabriela-02- 6º D
Mikaely – 03 – 8º C
Wesley -21- 9º B
Ronycleiton -04-9º B
Haylane -05- 9º B
Marcos- 17-9º B









João Pereira 9º B
Jean 9º C
Calorine, Gabriel 9º A













                                                                                                                                     JORNAL PAULO FREIRE O FUTURO EM SUAS MÃOS --- ANO 07 --- Nº 38                                                                        
                                           IMPERATRIZ-MA
                              RECADINHO DO


DE: Nathalia 8º B
PARA: José Wilson 9º A
Wilson eu te amo.

DE: Acassio 9º A
PARA: Jaqueline 9º A
Jaque eu te amo e nunca
vou te esquecer.

DE: Jade 8º A
PARA: José Wilson 9º A
Eu te amo muito e queria dizer
que você é especial para mim.

DE: Daiane 8º A
PARA: Edfran 9º C
Você sabe que eu te amo nunca
 vou te esquecer nunca meu amor.

DE: Adriana 9º C
PARA: Jhonata 8º C
Ontem você fez parte dos meus
maiores sonhos e hoje você faz
parte da minha maior realidade.

DE: Jaciara 9º C
PARA: Ângela 9º A
Se nas voltas dessa vida você
encontra uma casa velha, entre sem
 medo, pois a casa é o meu coração
e a velha é a nossa amizade.
Adoro-te. Beijos.


DE: Mariana 6º C
PARA: Mateus e Naara 8º D

Você são os mais belos irmãos, vocês
 são muitos legais, sei que quando estou
 triste vocês me alegra,me ajuda , vocês
fazem parte da minha vida. Eu amo vocês.
Beijos.

DE: Jhonata 8º C
PARA: Adriana 9º C
Você é capaz de me fazer esquecer o mundo, mas o mundo jamais me fará esquecer você.

DE: Cícero (prof)
PARA: Rosilene ( profª)
Você continua uma gatona.


DE: Rosilene (profª)
PARA: Todos os alunos
Estudem bastante, pois este ano o bicho vai pegar.




Leia, Auriely e Bianca 9º C
 Adrielle e Joana Darck 9º A
Alice 9º C











                                                                                                                                         9
JORNAL PAULO FREIRE  O FUTURO EM SUAS MÃOS ---  ANO 07 --- Nº 38                                                                       
                                           IMPERATRIZ – MA


VOCÊ SABIA
* Que a Thainara 8º C está à procura de um namorado.

* Que os banheiros femininos e masculinos estão com um grave problema de encanação e limpeza.

* Que na escola Paulo Freire está matriculado 1.100 alunos.

* Que a sala de tênis da escola, está sendo montada com a professora Alba.

* Que a cada 15 segundos, uma mulher é agredida inclusive de seus irmãos, colegas e pais.

 * Que o Marcos (9º B) com sua cara de santinho consegue enganar um monte de  abestadas.

* Que na escola tem muitas medalhas, trazida por vários tipos de modalidades de esportes e os professores continuam se esforçando para trazer mais. 

 * Que a escola vai ter ensino médio. Bom pra todos.

                                                                        Jaqueline e Ronaldo 9º A
                                                                        Adriana, Francisca e Layana 9º C
                                                                        Thamires, e Bruno 9º B


                                         ENTREVISTA

ASSUNTO: Projeto Mais Educação
ENTREVISTADA: Cleres Carvalho Nascimento Silva
FORMAÇÃO: Mestre em Ciências e Educação
CARGO: Vice-Diretora

                           Mais Educação
         O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
            A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).                 
JPFFMÃOS: O que é o projeto Mais Educação?
CLERES: É um programa Federal que tem um objetivo em implantar uma escola Federal e desenvolver ações, esportes, músicas, ciências, inglês.

JPFFMÃOS: Como  ele funciona?
CLERES: Ele funciona em tempo Integral, com os alunos do 2º ao 9º Ano.

JPFFMÃOS: Quantos  alunos e professores participam?
CLERES: 250 alunos e 10 monitores.

JPFFMÃOS:  Quais os benefícios, ele traz aos alunos?
CLERES:  Mais desenvolvimento e habilidades para os alunos.

JPFFMÃOS: Quem organizar o programa na escola?
CLERES: Professora Cleres.

JPFFMÃOS: O que leva os alunos a participar do projeto?
CLERES: Os esportes e os grandes ensinamentos que os professores passam.

                                                                                 Steffane, Jessica e Luciano 9º A

                                        HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

                                    



JORNAL PAULO  FREIRE   O FUTURO EM SUAS MÃOS ---  ANO 07 --- Nº 8
IMPERATRIZ-MA


DICAS DE SAÚDE
* SAÚDE: Dieta da Batata Para Emagrecer Dieta da Batata Para Emagrecer
A dieta da batata para emagrecer  é uma dieta que lhe permite perder peso de 2 ou 3 quilos em uma semana. Como uma dieta baseada no consumo de batata para perder peso, é considerada uma má alimentação que deve ser feito apenas por um determinado período de tempo. Se você quiser perder alguns quilos, descobrir como você pode emagrece comendo batatas.
A dieta da batata para perder peso é uma dieta que lhe permite emagrecer de 2 ou 3 quilos em uma semana. Esta dieta contém lotes de batata-200-250 gramas.
Café da manhã: 1 xícara de café ou chá com nata de corte.1 fatia de pão branco com queijo.
Agrupamento Mid Manhã: 1 iogurte de baixa gordura.
Lanche: 1 iogurte de baixa gordura ou 1 copo de suco de fruta ou 1 peça de fruta.
Dia 1
Almoço: 1 porção de frango sem pele e batatas.
Jantar: salada de cenoura e batata.
Dia 2
Almoço: 1 porção tortilla chips assados.
Jantar: 1 porção de peixe de água salgada com batata cozida.
Dia 3
Almoço: salada de batata com ervilhas e cenouras cozidas.
Jantar: salada de batata, beterraba cozida, cogumelos e ovo cozido.
Dia 4
Almoço: 1 porção de peixe gordo e purê de batatas.
Jantar: salada de batata, salsão e frango picado.
Dia 5
Almoço: 1 porção de carne com batatas cozidas.
Jantar: 1 porção de salada de batata com pimenta chili. 1 iogurte diet.
Dia 6
Almoço: 1 porção de Souflé de batata.
Jantar: 1 salada de batata, atum, ervilhas e cenouras.
Dia 7
Almoço: tomate recheado com batata cozida com maionese.
Jantar: carne picada, bolo de batata.Tenha em mente que antes de fazer esta dieta da batata para emagrecer, você deve consultar o seu médico.

* ESPORTE: Sala de tênis está sendo montada na nossa escola.

* TRABALHO: Uma dica para quem está a procurando emprego, pegue um jornal e comece a ler nele você encontrará vários tipos de trabalhos, além do mais você está se aperfeiçoando na leitura.
                                                         Antônio Marcos e Eduardo 9º A


JORNAL PAULO FREIRE  O FUTURO EM SUAS MÃOS ---  ANO 07 --- Nº 38                                                                       
                                           IMPERATRIZ-MA

                                           SAIA DO SÉRIO

* PIADAS:
Um bêbado entrou num ônibus, sentou ao lado de uma moça e disse: - Mas como tu é feia, tu é a coisa mais horrível que eu já vi!! - A moça olha para ele e responde: - E tu seu bêbado nojento!!! E o bêbado imediatamente responde: - É, mas amanhã eu estou curado!!!

* ADVINHAS: O que é o que é?
+ Nasceu preto e morreu branco?
+ Tem quatro pernas, em cima de quatro pernas, esperando quatro pernas passarem?
+ É sete irmãs, cinco tem sobrenome e duas não tem?
+ Dentro é vermelho e fora é verde.
+ Tá no mato ta gritando ta em casa ta calado.
* PROVÉRBIOS:

+O homem violento alicia o seu vizinho, e guia-o por um caminho que não é bom.
+O coração do homem propõe o seu caminho; mas o Senhor lhe dirige os passos.
+O sábio de coração será chamado prudente; e a doçura dos lábios aumenta o saber.

* PARA CHOQUES:

• Não quero sabê quem morreu, só quero sabê de chorá.
• Eu só faço os furos, quem mata é deus.
• Nois capota mai não bréca.
• Tudo na vida muda, até a surda muda.

*PENSAMENTOS:

+A alegria evita mil males e prolonga a vida. William Shakespeare
+As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem. Lilian Tonet
+ O triste de ouvir musicas românticas é não ter em quem pensar. Daniele Gonçalves

*CURIOSIDADES:

+A vazão do Amazonas corresponde a 20% da vazão conjunta de todos os rios da terra.
+ O maior peixe de água doce do mundo é encontrado no Amazonas. Trata-se do pirarucu, que atinge até 2,5 metros de comprimento, pesando 250 quilos.
+Aproximadamente 15% da floresta amazônica original já foi destruída e o Governo estima que esse percentual chegue a 25% até 2020.
+Que a floresta Amazônica é a maior floresta existente do mundo.

                                                                        Jailson e Geilson 9º B
                                                                        Pedro e Fabielle 9º C
                                                                        Viorane e Karina Viana 9º A
                                                                                                                          13
JORNAL PAULO FREIRE O FUTURO EM SUAS MÃOS --- ANO 07 ---Nº 38                                                                       
                                           IMPERATRIZ-MA
                                      
TI TI TI DA ESCOLA    
                   
* Fugidinha: Um aluno do 9º A, está dando umas fugidinhas com uma aluna do 8º B, cujos nomes desconhecidos, Hum! Que esses alunos estão fazendo nessas fugidinhas? E quem são os mesmos? É só ficarem de TI TI TI..

* Projeto: A direção se mostra satisfeita com mais um projeto realizado na escola e dizem que vem mais preparem se alunos e professores por que o ano só está começando.

*Denuncia: Se tem violência, denuncie, estes são os telefones: 2101-4519, 2101-4518

*Água: A falta de água na escola faz alunos beberem água de dentro de um tanque onde se tem toda sujeira. Cuidados alunos vão trazer as garrafinhas cheias de água de casa e de preferência filtradas, assim evitamos vermes.

* Os professores da Mais Educação, levam as meninas a loucura, com suas pernas. Hum!

* O profº Anderson causou um grande furacão na escola com sua beleza. Alunas do 9ºs B e C , ficaram loucas com aquele pedaço de mal caminho. Hum! 


                                                                                               Acassio 9º A
                                                                                               Jakeline, Kelmara 9º B


                                      
DESAFIOS
*MATEMÁTICOS:  
+ Se hoje você tem dois anos a mais do que Rodrigo, daqui a dois anos quantos anos você terá a mais do que ele?
+ Numa adição de três parcelas, a primeira é 18, a segunda é o dobro da primeira e a terceira é o triplo da segunda. Qual é a soma?
+ São necessários 3 minutos e meio para cozinha um ovo. Quanto tempo será necessário para cozinhar 4 ovos.
+ Eu tenho o dobro da idade que tu tinhas quando eu tinha a tua idade. Quando tu tiveres a minha idade, a soma das nossas idades será de 45 anos. Quais são as nossas idades?
*PORTUGUÊS:
+ A seqüência de palavras cujas sílabas estão separadas corretamente é:
a) a-dje-ti-va-ção, im-per-do-á-veis,bo-ia-dei-ro  b) in-ter-ve-io,tec-no-lo-gi-a,sub-li-nhar  c) in-tu-i-to,co-ro-i-nha,pers-pec-ti-va   d) co-ro-lá-rio,subs-tan-ti-vo,bis-a-vó    e) flui-do,at-mos-fe-ra,in-ter-vei-o  
+ Trava-línguas são pequenos textos que repetem sons e que por isso são difíceis de falar. "o sábio não sabia que o sabiá sabia assobiar". Quantas letras "s" têm isso?
                                                                                       Igor e Leilson(9ª C)    
                             
  CHARGES

                                 Rum! Soada besta!
                   

Oba! Mais educação.
 Vai! Vai! Bum! Bum!                                                       Meu DEUS! Que será de Nós?
                                                                                                                                                      Wanderson (9ª A)

                                       
                              MOMENTO DE REFLEXÃO

 Frases de Violência

*A violência não existe para quem tem paz no coração. 


*Violência! Violência! Quem não é capaz de se opor à violência? O que chamamos de violência não é nada; a sedução é a verdadeira violência. 
Uma das coisas importantes da não-violência é que não busca destruir a pessoa, mas transformá-la. 

*Querer saber - o que parece tão difícil - se não é errado, entre tantos seres vivos que praticam a violência, ser o único ou um dos poucos não violentos, não é diferente de querer saber se seria possível ser sóbrio entre tantos embriagados, e se não seria melhor que todos começassem logo a beber. 


*Na violência, esquecemos quem somos. 


*Infelizmente há momentos em que a violência é a única maneira de assegurar a justiça social. 


*A violência é uma questão de poder. As pessoas se tornam violentas quando se sentem impotentes. 

                   
                            



JORNAL PAULO FREIRE O FUTURO EM SUAS MÃOS --- ANO 07 --- Nº 38                                                                       
                                           IMPERATRIZ – MA


                                  CLASSIFICADOS

* O QUE ACONTECE NA ESCOLA:

·        Projetos;
·        Momentos cívicos;

* ESPORTES:

·        Educação Física todos os dias;

*VENDE-SE:

·        ?

* DATAS COMENORATIVAS DE ABRIL:

01 · Dia da Mentira
02 · Dia do Propagandista 02 · Dia Internacional
do Livro Infantil
04 · Dia Nacional do Parkinsoniano
07 · Dia do Corretor
07 · Dia do Jornalismo
07 · Dia do Médico Legista
07 · Dia Mundial da Saúde
08 · Dia da Natação
08 · Dia do Correio
08 · Dia Mundial do Combate ao Câncer
09 · Dia Nacional do Aço
10 · Dia da Engenharia
12 · Dia do Obstetra
13 · Dia do Office-Boy
13 · Dia dos Jovens
13 . Dia do Hino Nacional1º Execução do Hino Nacional Brasileiro -1831
14 · Dia Pan-Americano
15 · Dia da Conservação do Solo
15 · Dia Mundial do Desenhista
15 · Dia do Desarmamento Infantil
16 . Dia da Voz
18 · Dia Nacional do Livro Infantil
18 · Dia de Monteiro Lobato
19 · Dia do Índio
19 · Dia do Exército Brasileiro
20 · Dia do Diplomata
20 . Dia do Disco                                                                                                           
21 · Tiradentes
21 · Dia da Latinidade
21 · Dia do Metalúrgico
21 . Dia do Policial Civil
21 . Dia do Policial Militar
22 · Descobrimento do Brasil
22 · Dia da Força Aérea Brasileira
22 · Dia da Comunidade luso-brasileira
22 . Dia do Planeta Terra
23 · Dia de São Jorge
23 · Dia Mundial do Escoteiro
23 . Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor
23. Dia Nacional da Educação de Surdos
24 · Dia do Agente de Viagem
24 · Dia Internacional do Jovem Trabalhador
24 . Páscoa
25 · Dia do Contabilista
26 · Dia do Goleiro
26 · Dia da 1ª Missa no Brasil
27 · Dia da Empregada Doméstica
27 · Dia do Sacerdote
28 · Dia da Educação
28 · Dia da Sogra
30 · Dia do Ferroviário
30 · Dia Nacional da Mulher